Mais 18 professores passam a compor o quadro efetivo da Unifap

Dezoito professores foram empossados para compor o quadro da Universidade Federal do Amapá (Unifap) na manhã desta sexta-feira (07). Com as novas efetivações, a Unifap nomeou nos dois últimos meses 87 docentes para o cargo de magistério superior, habilitados por meio de concurso público. Destes, 69 foram integrados à instituição no dia 17 de maio deste ano.  Os professores estão distribuídos entre os 24 colegiados.

A maior parte dos novos docentes presentes na última cerimônia de posse irá juntar-se ao colegiado de medicina. O reitor José Carlos Tavares informou que a universidade vem avançando significativamente nos últimos anos com abertura de concursos públicos para professores e técnicos. “Em 2006, a Unifap tinha apenas 150 professores. Alguns cursos contavam com apenas dois professores no quadro”, lembra.

Atualmente, a Unifap antecipa a contratação de professores para cursos que ainda serão implantados. O reitor citou como exemplo o curso de Fisioterapia, ofertado a partir do próximo ano. Um dos sucessos obtidos com a abertura de novas vagas na Unifap é atribuído a inserção da administração em movimentos que são realizados nas entranhas do Distrito Federal e ocupação de pontos estratégicos, como a vice-presidência da Associação das Universidades da Amazônia Internacional (UNAMAZ) e coordenação do Fórum de Reitores da Região Norte.

“A participação efetiva nesses ambientes é o que nos proporciona o estreitamento das relações entre as universidades na busca de soluções para os problemas da região, com atuação forte em projetos multilaterais”, explica Tavares. Outro benefício atribuído ao envolvimento nesses grupos é a possibilidade da oferta de cursos de pós-graduação e captação de verbas para infraestrutura e pesquisa.

O Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) injetou até 2012 R$ 9 milhões na Unifap – recurso, que, apesar de não ser o ideal, promoveu uma evolução estrutural acima das expectativas no período.

“Nós temos obras entregues, em construção e sendo iniciadas. Mas apenas o montante disponibilizado pelo REUNI não seria suficiente para a execução desses projetos. Ainda buscamos recursos provenientes de emendas parlamentares e outras fontes que lutamos para garantir a estruturação da Unifap”, enfatizou.

Durante a posse, os novos professores tiveram ciência sobre o projeto para a construção do Hospital Universitário. A obra irá colaborar para amenizar as deficiências da saúde no Amapá, além de fornecer os recursos para as exigências acadêmicas dos cursos da área de saúde oferecidos pela Instituição, nos níveis de graduação e pós-graduação. O professor Tavares garantiu aos presentes que vai dar início a construção até o final da sua estada à frente da Unifap.

“Se não houver um compromisso sério com a administração, o reitor pode enterrar a universidade, bem como pode alavancá-la se desenvolver um bom trabalho. Eu tenho certeza que vocês estão entrando para colaborar com o projeto de uma universidade forte”, finalizou.

 

Ascom Unifap

 

 

 

 

Diane Keaton dons leopard Louboutins at Santa Barbara Int’l Film Festival
watch game of thrones online free with money still firmly planted in their pockets

Gold Secret Guide World of Warcraft
games online Neither masculine of feminine

How to Conduct Keyword Research
forever 21 How to Crochet Fashion Doll Bridal Gowns

Wild Style of Low Rider Bikes
free online games They vary in paper quality

How To Match Yourself With Ed Hardy
jeu gratuit In the fashion world

6 Personality Quirks You Didn’t Know Were Medical Conditions
kleider Canada’s Prime Minister Brian Mulroney became embroiled in

Fashion at the Nichelodeon Kids Choice Awards
ballkleider previous shape rips hills due to means economy

Being on Top of the Fashion
cool math It’s dangley earrings all the way in 2009