Mais de cem cidades ganharão campi de universidades federais

Até 2012, outras 134 cidades em todo o país receberão um campus de universidade federal. A informação foi confimada, hoje, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante cerimônia de inauguração simultânea dos novos campi da federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba (SP), e Santa Catarina (UFSC), em Curitibanos (SC).

O ministro lembrou que há 105 campi em funcionamento, com instalações definitivas, servidores com concurso e alunos matriculados. Na área da educação superior a distância, já existem 559 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, até o fim deste ano, terão sido criadas 214 novas unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que oferecem cursos técnicos, de tecnologia e licenciaturas.

O campus da UFSCar possui 14 salas de aula, dez laboratórios, quadra poliesportiva, restaurante universitário e biblioteca, em uma área de aproximadamente 70 mil m2. As obras tiveram investimento de R$ 19 milhões. Além do campus de Sorocaba, a UFSCar possui outros dois campi, um em São Carlos (SP) e o outro, em Araras (SP).

Já o campus de Curitibanos da UFSC, conta com 15 salas de aulas, biblioteca, dez laboratórios integrados e auditório com 180 lugares. A instituição oferece o curso de ciências rurais, que consiste no primeiro ciclo de um modelo de ensino superior caracterizado pela formação profissional continuada.