Mais de mil professores vão participar de formação continuada pela UFMA

Mais de mil professores vão participar de formação continuada pela UFMA

O programa é desenvolvido pelo NEaD e oferece certificação

A partir de março, a UFMA inicia a quarta oferta do programa de formação continuada a distância Mídias na Educação, um projeto federal desenvolvido no Estado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Com a iniciativa, mais de mil professores das redes públicas de ensino serão capacitados.

"O programa Mídias na Educação tem contribuído muito para a Educação Básica do Maranhão. Seu objetivo maior é formar os professores em exercício, das redes estadual e municipal, no uso das diferentes mídias, na perspectiva da integração delas", relata o professor Domício Maciel, coordenador do Mídias pela UFMA.

Entre os dias 8 e 12 de março, serão realizados encontros presenciais para o início da quarta oferta do programa, com 1.006 cursistas distribuídos em 8 pólos. Os alunos poderão cursar os ciclos Básico (extensão) e Intermediário (aperfeiçoamento), e concluir com o ciclo Avançado, adquirindo assim certificação em nível de especialização. Durante o programa, serão capacitados para o uso pedagógico das diferentes tecnologias de informação e comunicação, a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

O coordenador Domício Maciel fala das expectativas para mais esta oferta. “Os novos professores-cursistas podem esperar seriedade e dedicação da equipe de Tutoria, no sentido de dar a eles a melhor formação possível; já a Universidade, espera que eles se empenhem ao máximo, pois dessa forma, não só eles como profissionais, mas toda a comunidade escolar será beneficiada”, avalia.

Preparação de Tutores

Atualmente, a equipe da UFMA encontra-se em fase de preparação para o início das novas turmas. A última ação neste sentido foi realizada dia 24 de fevereiro, com a reunião de coordenadores e tutores na sede do NEaD. Na pauta, foi discutido sobre a rotina de trabalho do tutor e dos cursistas, o uso do ambiente virtual de aprendizagem, processo de avaliação, dentre outros assuntos. Todos os tutores atuantes são qualificados previamente pela UFMA pelo curso de Formação em Tutoria on Line.

Compartilhar