Márcia Abrahão toma posse como primeira mulher reitora da UnB

A professora Márcia Abrahão foi empossada reitora da Universidade de Brasília, na tarde desta quinta-feira (24), no Ministério da Educação. A cerimônia teve a presença de parlamentares e autoridades da UnB e do MEC.

“Como ex-aluna, é um orgulho representar a Universidade”, disse a atual reitora, que destacou o protagonismo da UnB no avanço do conhecimento e no processo de interiorização do país.

“É uma enorme satisfação ser reitora de uma universidade que tem Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro como fundadores. Temos compromisso com essa história. Vamos trabalhar para consolidar essa utopia. É com espírito de união e inovação que assumimos.”

O ministro da Educação, Mendonça Filho, ressaltou o papel dos novos reitores na expansão da educação superior no Brasil e a abertura do MEC ao diálogo e a parcerias com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). “A educação deve se colocar como um compromisso da sociedade em prol da transformação social e promoção da equidade”, disse.

Com 53,34% dos votos válidos, a professora foi eleita pela comunidade acadêmica para estar à frente da Universidade de Brasília nos próximos quatro anos (2016 a 2020). Seu nome foi aprovado pela Presidência da República após indicação em lista tríplice. A nomeação aconteceu nesta última terça (22).