Marinha realiza missão em parceria com a Universidade Federal do Maranhão

De 20 a 29 de julho, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou comissão para realização de reparos das instalações do Farol de São João-MA. A missão foi apoiada pelo Navio “Ciências do Mar II”, onde foram embarcados 11 militares da CPMA, além de um professor e cinco alunos do curso de Oceanografia e Engenharia de Pesca, que assistiram aulas e realizaram coleta de sedimentos durante a missão.
O Farol de São João fica localizado na Ilha de Maiaú, município de Cururupu–MA, possui sua estrutura em torre cilíndrica de concreto armado, com alcance luminoso de 20 milhas e 30 metros de altura. Na ocasião, foram realizados diversos reparos como pintura das residências, recuperação de alguns pontos de alvenaria, troca de fechaduras e dobradiças, instalação da estação de tratamento de água e limpeza das caixas d’água.
A ação alinha-se ao critério responsabilidades socioambiental, ética e controle social do modelo de excelência em gestão do Programa Netuno, que visa diretamente a ações ligadas à responsabilidade social e intensifica a parceria entre as diversas instituições externas, divulgando as ações da Marinha do Brasil no Estado do Maranhão.
Fonte: https://www.marinha.mil.br/noticias/marinha-realiza-missao-em-parceria-com-universidade-federal-do-maranhao