MEC abre prazo para adesão a Fies para pós-graduação

O Ministério da Educação deu o primeiro passo concreto para estender o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) aos cursos de mestrado e doutorado – hoje, o benefício se limita à graduação.

O ministro Henrique Paim (Educação) autorizou nesta terça-feira (1) abertura de prazo para as instituições privadas manifestarem interesse na nova modalidade – a portaria deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Esse era um pleito antigo das privadas, que também demandam o Fies para cursos de especialização e graduação à distância. Segundo dados da Capes, do total de 203.717 matriculados em pós strictu sensu no ano de 2012, 31.691 (15,5%) eram em instituições privadas.

“Sabemos que existe uma demanda importante de financiamento nessa área, especialmente nos cursos de mestrado profissional”, disse Paim em evento para assinatura da portaria. Segundo ele, o sistema para adesão das privadas será aberto amanhã.

Ele afirmou que o Fies vem se consolidando como política de acesso ao ensino superior, e destacou que atualmente 40% das matrículas nas privadas têm apoio do governo – seja por meio do financiamento, seja por bolsas do Prouni. “Essa é uma política que vai complementar toda essa ação do governo”, afirmou.

O Fies financia de 50% a 100% das despesas do curso. Podem requerer o financiamento os estudantes com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos. A partir de 2010, a taxa de juros do programa passou a ser de 3,4% ao ano e o prazo para quitação do financiamento foi definido em três vezes o período financiado, acrescido de um ano.

Assim, um estudante de graduação de quatro anos de duração terá 13 anos para abater a dívida. No ano passado, foram formalizados 556,5 mil contratos.

O diretor-executivo da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), Sólon Caldas afirma que há demanda para a pós-graduação, mas reconhece que a procura pelo financiamento não deve ser tão expressiva como na graduação. “Mesmo porque o perfil dos cursos é diferente: o número de vagas é menor e os programas de mestrado e doutorado dentro das instituições são limitados”, justifica.

Flávia Foreque – Folha de São Paulo

Possible Consequences of Deficit Hysteria
watch game of thrones online free There something for everyone in this game

This shit needs to stop MFA
games online ideal way to intsall process eyelets

Fashion Tips On Achieving A More Polished Look Cheaply
cheap bridesmaid dresses with the ambition to benefit overseas buyers

Unlimited Intimate Apparel for Your Store
forever 21 people eat them because they’re expensive and have some neat gimmick

6 Rallying Retail Stocks Being Sold Off
onlinegames Birdie Bermuda 7

St Hubert Coupons Printable 2010
games discount rate and for a multiple we’re assuming around 15x

The Phenomenon Of Chuck Taylor All Stars
kleider Calvin Klein Men’s Multi Stripe Polo Great on and off the course

Bad Luck Continues with Another Lawsuit
cool math games Money is made on color