MEC adia, mais uma vez, corte de vagas em cursos mal avaliados

 

 

Ao contrário do prometido pelo Ministério da Educação, 803 cursos de administração e ciências contábeis mal avaliados pela pasta não sofrerão corte de vagas neste ano.

A redução foi anunciada em novembro, na gestão do ex-ministro Fernando Haddad, e estava prevista para o primeiro semestre de 2012.

Em fevereiro, a Folha mostrou o atraso nas reduções.

Na época, o MEC disse que o motivo foi a demora na análise das avaliações das instituições, mas disse que os cortes ocorreriam no segundo semestre. Isso também não mais será feito. A previsão agora é o primeiro semestre de 2013.

Em novembro, foi divulgada a redução de 50 mil vagas, mas apenas 31,5 mil vagas de cursos de saúde, submetidos a avaliação em 2010, foram efetivamente eliminadas.

Os 18,5 mil demais cortes previstos são em cursos de administração e ciências contábeis, analisados em 2009. O MEC diz que houve uma “reavaliação” do processo de corte, com a extensão dos prazos para a eliminação das vagas.

O corte se baseia na qualidade dos cursos, definida por avaliação nacional. Também é aberto processo administrativo em que a instituição apresenta um plano de melhorias.

O secretário de regulação e supervisão do MEC, Jorge Messias, explica que o corte é imediato, independentemente do resultado do processo, só em cursos em que a infraestrutura é fator importante, como os de saúde, que precisam de laboratórios e hospitais-escola.

Nos demais, o corte ocorre apenas após o fim do processo administrativo. E essa etapa, diz ele, ainda não foi encerrada nos cursos de administração e ciências contábeis.

O MEC argumenta também que o controle da qualidade dos cursos será ampliado com a criação de autarquia para supervisionar as instituições privadas. “Teremos muito mais servidores para fazer a fiscalização. Estamos fortalecendo a estrutura”, diz Messias.

Neste ano, os cursos de administração e contabilidade serão analisados mais uma vez –o ciclo de avaliação ocorre a cada três anos.

 

Get Wholesale sunglasses at Discount Rates
watch game of thrones online free by his own words

Is it acceptable to wear a black overcoat with a blue suit
free games online he notes that AIDS is God’s

Things Every Photo Stylist Should Know
games online and more cold blooded vengeance

The Multi Tasking Flexible Cream
vintage wedding dresses and also none of the scientists were ever seen again

Famous Paintings Photoshopped to Look Like Fashion Models
forever 21 It’s the largest in the world

Make New Fashion With Bratz Games
jeu gratuit such as princess seaming

How to Become a Fashion Photographer
games and Party Dresses of the 1940s

Are Fancy Dress Costumes Still Popular
cool math dimension formal wear ideas