MEC admite que candidatos tiveram acesso a dados de outros estudantes no Sisu

BRASÍLIA E RIO – O Ministério da Educação (MEC) admitiu que candidatos a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que tentaram fazer sua inscrição na noite desta segunda-feira tiveram acesso a dados pessoais, inclusive as notas, de outros participantes. Segundo o MEC, isso ocorreu por volta das 20h, quando a página do Sisu foi reativada, após ter ficado cerca de 30 minutos fora do ar, das 19h30 às 20h. A assessoria de imprensa do MEC diz que o problema foi corrigido ontem à noite e que não estaria mais ocorrendo.

No entanto, o estudante Caio Henrique Figueiredo contou que teve os dados de sua inscrição alterados. Depois de muito custo, ele conseguiu se inscrever em Engenharia de Produção, no Cefet, como primeira opção e Engenharia Naval na UFRJ, como segunda escolha. Por volta de 20h30m desta segunda, após ouvir boatos de que estudantes estavam acessando dados de outros candidatos, ele entrou no Sisu e viu que suas opções haviam sido alteradas para cursos de Matemática nas universidade federais de São Carlos e Ouro Preto.

– Estou tentando entrar no Sisu de novo para consertar, mas não consigo, pois o sistema está ruim. Estou preocupado, cansado e indignado. Do que adianta o prazo ser prorrogado se vão mudar os meus cursos? – indagou o estudante.

Segundo relato de leitores do GLOBO, estudantes que tentavam fazer sua inscrição conseguiram acessar dados de outros candidatos. Valéria Marins contou que na única vez que conseguiu entrar na página do Sisu para fazer inscrição com seu filho Luís Felipe, o site carregou os dados de uma outra candidata.

– Eu e meu filho passamos o dia tentando acessar o Sisu e até 20h40m não conseguimos. A única vez que tivemos acesso apareceram os dados de outra pessoa, Marilza Aparecida Sena, cujo número de inscrição é totalmente diferente. Mas na tela apareceu o nome dela , suas notas e opções. O sistema está permitindo vioalação de dados. Isso é um absurdo. Vi que não
era o do meu filho e saí. Mas será que outras pessoas vão ter essa linha de pensamento? – questionou Valéria.

A leitora Katylene de Jesus também enfrentou o mesmo problema. “Além de ter passado o dia tentando fazer minha inscrição e não conseguir, agora toda vez que consigo acessar a primeira página para me inscrever ela aparece com nomes de outras pessoas e com suas notas. Que falta de respeito com os alunos, quantos absurdos mais teremos que aturar?”, escreveu ela no “Eu-repórter”. Robson Leal também enviou relato semelhante. “A nova agora desse sistema ‘100% confiável’ é que você utiliza o seu login pra acompanhar o processo do Sisu e entra no login de outra pessoa! Sinceramente, aconselho ao povo não fazer inscrição por hoje e nos mobilizarmos frente ao MEC para acabar com essa vergonha”.

Atendendo uma decisão judicial, o MEC prorrogou as inscrições do Sisu 2011 até quinta-feira (20) às 23h59m. A Justiça determinou ainda que a reserva de vagas do Sisu para estudantes originários da escola pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), antes restrita aos alunos do Rio, fosse estendida aos da rede pública de todo o país. A direção da UFRJ decidiu não recorrer e cumprir integralmente o que determina a Justiça.

Veja os locais de acesso gratuito à internet na Região Serrana do Rio para inscrição no Sisu 2011

Segundo o MEC, nas próximas horas, será divulgado novo cronograma de datas das inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) e das matrículas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologias.