MEC amplia prazo para universidades aderirem ao novo Enem

As universidades federais terão até o fim deste mês para decidir se vão aderir ao novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) proposto pelo MEC (Ministério da Educação). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (8) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O prazo inicial para adesões, definido pela Secretaria de Ensino Superior, terminava nesta sexta.

De acordo com o ministro, o Comitê de Governança do novo Enem vai definir até o dia 13 a matriz de referência do exame, com os conteúdos de cada uma das quatro provas que vão compor o teste. Depois dessa apresentação, as universidades terão mais alguns dias para decidir.

"A maioria das universidades já tomou posição, algumas ainda estão debatendo. Até o fim de maio, tudo estará decidido", afirmou Haddad, após participar do 10° Fórum de Governadores do Nordeste.

O ministro revelou que o número de universidades que já aderiu ao novo vestibular superou a previsão inicial do MEC. "A adesão, até agora, está acima das minhas expectativas. Pensei que fosse ser mais difícil do que tem sido". Em ocasiões anteriores, ele disse que não estava contabilizando adesões.

Segundo Haddad, as questões de segurança e logística são as principais preocupações apresentadas pelos reitores na avaliação das adesões. O ministro afirmou que, assim que o MEC tiver um balanço geral das adesões, o quadro de universidades será apresentado para que as pessoas possam se preparar. As provas do novo Enem estão marcadas para 3 e 4 de outubro.

Luana Lourenço – Agência Brasil