MEC antecipa a divulgação da primeira chamada do Sisu

MEC antecipa a divulgação da primeira chamada do Sisu

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta sexta-feira o resultado da primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A consulta pode ser feita no site sisu.mec.gov.br.

O Sisu é um processo seletivo unificado para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. A seleção usa como critério o desempenho no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os candidatos tiveram até as 23h59 desta quinta-feira (11) para fazerem a sua inscrição pela internet, informando até duas opções de curso.

O resultado da primeira chamada estava previsto inicialmente para ser divulgado no domingo (15). As matrículas devem ser feitas nas próprias instituições em que os candidatos foram aprovados, nos dias 19 e 20 deste mês.

O curso de análise e desenvolvimento de sistema, do Instituto Federal de São Paulo, foi o mais procurado do processo. No total, 21,9 mil candidatos se inscreveram para disputar uma vaga nesse curso.

Como a divisão do MEC é apenas pelo curso, sem diferenciar a localidade, esse número se refere a todos os alunos que se inscreveram para essa opção do Instituto Federal de São Paulo –incluindo todos os campi da entidade.

Na sequência dos cursos mais concorridos estão ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (19.751 inscrições), o mesmo curso da Universidade Federal Rural do Semi-árido (18.667), pedagogia da Universidade Federal do Piauí (15.358) e administração da Universidade Federal de Pernambuco (14.062).

Em relação às instituições como um todo, a Universidade Federal do Ceará foi a mais procurada e recebeu um total de 171,9 mil inscrições. A segunda com maior número de inscrições foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 138.020 inscrições, e a Universidade Federal do Piauí, com 129.163.

Na tarde desta sexta-feira, o MEC também divulgou um balanço de candidatos inscritos no Sisu, que superou em 62% a quantidade do primeiro semestre de 2011. Um total de 1,7 milhão de candidatos vão disputar as vagas oferecidas pelo sistema.

Compartilhar