MEC antecipa resultado e divulga lista de aprovados no Sisu

O Ministério da Educação divulgou na manhã deste domingo a lista de aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para vagas em universidades públicas com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O resultado do exame estava previsto para sair só amanhã.

Confira o resultado do Sisu

As informações estão disponíveis no site http://sisu.mec.gov.br/resultado.html. O aluno também pode consultar seu boletim individual na página principal.

Neste ano, são oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições de ensino superior. Segundo o ministério, o sistema recebeu 2.020.157 inscrições.

O período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.

As inscrições do Sisu começaram no último domingo (16) e foram até quinta-feira (20). Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Também houve vazamento de informações dos inscritos – candidatos puderam ver dados dos outros.

A Justiça Federal no Rio de Janeiro chegou a determinar a prorrogação das inscrições para alunos do Estado, mas a decisão foi derrubada na sexta-feira. Naquele dia, todas as liminares (decisões provisórias) que haviam sido concedidas no país garantindo a estudantes o acesso à correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apresentação de recurso ou prorrogação de inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram uspensas por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

No primeiro dia do Enem, 6.006 pessoas tiveram as provas anuladas. No segundo, 14.848 candidatos foram eliminados. Segundo o MEC, a maioria das anulações se deu porque o tipo de prova não foi marcado corretamente.

Em meio aos problemas, o ministro Fernando Haddad (Educação) suspendeu as férias que iriam de ontem até o próximo dia 30. De acordo com o MEC, a decisão foi tomada após a liminar do Rio que mantinha aberta as inscrições no Sisu. O cancelamento deverá ser publicado na semana que vem no “Diário Oficial da União”.