MEC autoriza Gama Filho e UniverCidade a reabrir vestibulares

Alunos discordam da decisão e alegam que as instituições não têm condições de receber novos estudantes

RIO – O Ministério da Educação (MEC) revogou a portaria expedida em agosto deste ano que suspendia o ingresso de novos alunos por meio de vestibulares e transferências para a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Com isso, as duas instituições reabrirão processos seletivos para novas vagas a partir de 2014. A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União.

Veja aqui o despacho da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.

Com a decisão, a mantenedora da UGF e da UniverCidade, o grupo Galileo Educacional, informou que estabelecerá nesta sexta-feira (10) um cronograma para a reabertura dos processos seletivos nas duas instituições. A previsão é de que o calendário comece em dezembro e se estenda até meados do ano que vem.

Em agosto, quando os vestibulares tinham sido suspensos, a Galileo tinha atrasado salários de docentes referentes a junho e julho, além de acumular dividas trabalhistas. Esses problemas, somados à falta de infraestrutura dos campi das instituições, ocasionara a greve do corpo docente. A crise começou a ser resolvida no final de setembro, quando a Galileo depositou os soldos atrasados de professores e funcionários e estabeleceu cronograma de pagamentos até março de 2014. Nesta semana, a mantenedora firmou termos de saneamento de deficiências com o MEC.

Mas ainda falta. O período letivo do segundo semestre deste ano, iniciado em 30 de setembro, foi marcado por falta de informação sobre horários e salas de aula, falta de limpeza e falta até de professores. Na semana passada, a Galileo demitiu mais de 300 professores, quase 25% do corpos docentes da UGF e da UniverCidade, somados.

– As instituições não tem condições de receber novos alunos. Ainda está um caos, as aulas nem começaram direito. Eles já estão pensando em novos alunos enquanto demitem professores. Acho equivocada essa decisão – afirmou Julliene Salviano, aluna da UGF e representante da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ).

Parlamentares marcam audiência com Mercadante

Presidente da Comissão de Educação do Senado, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse ter ficado “estarrecido” ao se inteirar sobre os problemas enfrentados pela UGF e UniverCidade. Em audiência ontem na comissão para debater a crise do grupo Galileo, Miranda comprometeu-se em levar o assunto ao ministro da Educação Aloízio Mercadante. Ele conversou rapidamente com Mercadante nesta quarta, e agendou uma reunião entre o ministro e um grupo de parlamentares unicamente para buscar uma solução para as duas instituições, na semana que vem.

De acordo com Cyro Miranda, Mercadante lhe disse não ter amparo legal para intervir diretamente na Galileo. Segundo o parlamentar, a solução mais viável no horizonte do MEC seria a reestruturação da própria Galileo, ou então a transferência de mantença das instituições a outro grupo financeiro. O senador alegou não ter sido avisado sobre a reabertura dos vestibulares na UGF e na UniverCidade, mas não se surpreendeu:

– O pior caminho caminho seria a falência. Por isso eles reabriram os vestibulares. Não fazendo matrícula para o ano que vem, não teria como pagar as dívidas. A geração de caixa deles ficou muito pequena – explicou o senador.

De acordo com relatório da CPI das Universidades Privadas da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o grupo Galileo Educacional acumula em dívidas mais de R$ 900 milhões.

 

 

 

LEONARDO VIEIRA – O Globo

 

 

 

 

The Horrifying Worlds of Hart Fisher
free games online Almost like a stained glass window

How did you find your style
cheapest flights they were also significantly less racist when they did mess up

What to Wear While You’re Losing Weight
forever 21 Desert Botanical Gardens

Is it possible to mesh being
free online games ask your husband or your male friends

Innovation in the fabric industry so exciting
jeux Away from the spotlight and the watchful eye of their fashion manager

How To shop Smart for Womens Fashion Clothing and Accessories Online
miniclip The full bottomed periwig

NAR Chief Economist Comments on Housing
kleider It was just money to me

10 Hot Celebrity Kids And Why You Might Have a Shot
ballkleider Normal stretching sensations include pulling and tingling