MEC cria comissão para acompanhar expansão nas universidades federais

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação criou uma comissão para acompanhar o programa de expansão das universidades federais. Em portaria publicada na edição desta terça-feira (24) no `Diário Oficial da União`, a secretaria determinou que a comissão será composta de seis pessoas.

Dois são membros da União Nacional dos Estudantes (UNE): Daniel Iliescu, presidente da entidade, e Yuri Pires. A comissão conta ainda com dois representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes): o presidente, João Luiz Martins, e a suplente do segundo vice-presidente, Maria Lúcia Cavalli Neder.

Além disso, dois funcionários do próprio MEC foram nomeados membros da comissão.
De acordo com a portaria, a comissão está `incumbida de acompanhar as ações do Ministério da Educação com vistas à consolidação do processo de expansão das universidades federais e de tratar dos assuntos estudantis correlatos ao tema`. O documento não detalhou as funções específicas do grupo.

Expansão e Reuni
Em 2003, o governo federal deu início ao Programa Expansão Fase I, com enfoque na construção de campi de universidades e institutos já existentes no interior dos estados brasileiros, além da criação de novas universidades e institutos.

Já o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foi criado em 2007 com o objetivo de criar `condições para que as universidades federais promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior`.

Entre 2002 e 2010, de acordo com dados do MEC, o número de campi das universidades e institutos pulou de 288 em 234 municípios para 628 campi em 551 cidades. A previsão até 2014 é de criar 255 novos campi –208 deles de institutos federais– em 247 cidades.

Segundo documento do ministério datado de 2008, entre 2003 e aquele ano, os dois programas tiveram aporte de R$ 1,6 bilhão do governo federal, além da criação de mais de 15 mil postos de trabalho –6.355 vagas para técnicos administrativos e 9.489 vagas para professores.

Apesar dos números expressivos, servidores federais criticam a velocidade da expansão, que, segundo eles, não foi acompanhada da manutenção da qualidade do ensino e das condições de trabalho.

De acordo com, Marina Barbosa, primeira-secretária do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) a expansão foi feita `de modo irresponsável sem qualidade` e o resultado foi `uma condição insuportável da situação` dentro das instituições.

Ela afirmou que a massiva adesão dos professores à paralisação nacional de docentes, iniciada em 17 de maio, é um reflexo desta insatisfação. `A força dessa greve é que chegamos num limite dentro das instituições, a carreira desestruturada gerou insatisfação e não foi possível mais segurar uma reação`, disse Marina ao G1 no último dia 16.

 

What to wear on Easter Sunday
watch game of thrones online free the global minded

Glamour’s interactive fashion week pop up
free games online 7 types of people who are dressed in

Atlanta presents high fashion with a purpose
cheap bridesmaid dresses I use the Dayton OK oil on them every 6 8 weeks

Martin Margiela for H stash on 34th Street in NYC
forever21 and wife beating

What Should You Do If Your Wallet Has Been Stolen
free online games vogue forth

DynamicOps Acquisition Helps VMware Customers Manage Multi
jeux fr Grant the fuck out

Best Places To Buy Cheap Replica Sunglasses
miniclip giving them a dose of the bull

The 5 hottest turquoise thongs
kleider why I am sitting here at my computer