MEC divulga lista de aprovados no Sisu do meio do ano; consulte

O resultado da primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) acaba de ser publicado pelo MEC (Ministério da Educação) na manhã desta quinta-feira.

O Sisu registrou um total de 231.931 candidatos inscritos, segundo balanço do MEC. Participam do processo de seleção para as vagas do segundo semestre 35 instituições de ensino superior, sendo 15 universidades federais, duas universidades estaduais, 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um centro federal de educação tecnológica (Cefet).

Foram oferecidas 16.573 vagas, sendo 13.177 em universidades federais, 2.846 em institutos federais e 550 em universidades estaduais. Para disputar uma das vagas, o estudante deveria ter participado em 2009 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As matrículas devem ser feitas nas instituições federais de ensino superior, entre os dias 23 e 24. O candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las durante o período de inscrições, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.

Terminado o período de inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula. Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

UOL Educação