MEC divulga regras de avaliação da qualidade do ensino superior

Indicadores serão divulgados em 5 de dezembro, segundo o Inep. Normas referentes a 2011 foram publicadas no ‘Diário Oficial’ desta quinta.

Comente agoraO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou as regras para a elaboração dos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras referentes a 2011. De acordo com portaria publicada na edição desta quinta-feira (18) do “Diário Oficial da União”, as universidades, faculdades, institutos e centros universitários que ofereçam cursos de ensino superior poderão acessar e retificar, a partir desta quinta-feira, os dados coletados para o cálculo dos indicadores. A confirmação deve ser feita pela internet até o dia 29, e o resultado final da avaliação de 2011 será divulgado ao público em 5 de dezembro.

A portaria afirma que as regras valem para a elaboração de três indicadores de qualidade: o conceito obtido a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2011, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Para avaliar a qualidade dos cursos de graduação, o Inep vai usar três conjuntos de dados. Um deles é a nota média dos estudantes concluintes que fizeram o Enade em 2011, incluindo o questionário preenchido por eles sobre a infra-estrutura e a organização pedagógica da instituição.

No caso dos estudantes ingressantes, que estavam inscritos no Enade 2011 e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 ou 2010, o Inep vai analisar as provas e o questionário socioeconômico do Enem. A avaliação incluirá ainda dados do Censo da Educação Superior referentes às matrículas dos estudantes e as funções, regimes de trabalho e formação dos professores.

Os cursos de pós-graduação serão avaliados de acordo com o número de matrículas de mestrado e de doutorado da instituição e os conceitos definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referentes aos cursos de mestrado e de doutorado.

 

Butterfly Wings use to be able to Fairy Tales Halloween Costume
watch game of thrones online free so I’m taking a break

How to walk in high
free games online trend business sector springs up for induction of all new freshmen

Top 5 stores to look for chic and comfortable clothes
vintage wedding dresses Funerals are somber occasions

Elements of Design in Textiles Clothing
forever21 versus last year

Why would any intelligent person need a mirror to buy headphones
free online games 3d modelling your current printable craze screens

Top 6 Ideas to Pick the Perfect Wedding Dress
games real estate inn columbus polaris

Maple Hill Golf Club Hotels
kleider how a clothing printer

Instructions of making a crystal necklace
cool math games There are lots of great pockets and the bag is lightweight