MEC escolhe secretário de regulação do ensino superior

Economista pernambucano Maurício Costa Romão terá entre suas atribuições regular o ensino superior público e privado

O economista pernambucano Maurício Costa Romão foi anunciado como o novo titular da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

É o terceiro nome escolhido pelo ministro Mendonça Filho (DEM). As educadoras Maria Helena Guimarães de Castro e Maria Inês Fini vão comandar, respectivamente, a secretaria-executiva da pasta e o Inep, instituto responsável pelo Enem.

A pasta que Romão assume tem entre suas atribuições regular o ensino superior público e privado, o que inclui definir sobre expansão de vagas e processos para desativação de cursos.

Romão tem ligação com a Ser Educacional, um dos maiores grupos privados de educação superior do país. O economista aparece como consultor do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, que faz parte do grupo.
A Ser é uma das quatros instituições de ensino privado com ações na bolsa de valores. O fundador e sócio-majoritário do grupo, Janguiê Diniz, preside a Abmes (Associação Brasileiras de Mantenedoras do Ensino Superior), que representa o setor privado de ensino superior.

Maurício Romão foi secretário de administração e reforma do governo de Pernambuco e secretário-adjunto de planejamento da Prefeitura de Recife, entre outros cargos públicos.

Na academia, atuou como professor visitante da Universidade de Illinois e em Harvard, ambas nos Estados Unidos, e na University College London, em Londres. Possui pós-doutor em economia pela Universidade de Illinois e também foi chefe do departamento de economia e coordenador de mestrado de economia da UPFE (Universidade Federal de Pernambuco).

Fonte: Brasil ao Minuto