MEC já ultrapassa o número de 1 milhão de inscrições no Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já registrava mais de 1 milhão de inscrições na noite desta quarta-feira. Considerando os candidatos que optaram por dois cursos, o número de inscritos era de 578.394, segundo balanço divulgado pelo MEC.

Ao todo, estão sendo oferecidas 39.724 vagas em 54 instituições de ensino. A seleção é feita com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados devem fazer as inscrições pela internet, até a próxima sexta-feira (14).

Durante o período de inscrição, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas no site do Sisu, diariamente, para consulta a qualquer hora do dia. Com isso, o candidato poderá ver suas chances de conseguir a vaga e alterar suas opções. A última inscrição confirmada será considerada válida.

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

RESULTADOS

O resultado da primeira chamada será no dia 17 de junho. A segunda chamada será no dia 1° de julho. Se houver notas idênticas, o desempate será baseados nos seguintes critérios: nota da redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As matrículas serão efetuadas nas instituições entre os dias 21 e 25 de junho para a primeira chamada e entre os dias 5 e 9 de julho para segunda.

LEI DE COTAS

O Sisu está adequado a Lei de Cotas que estabelece reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e aos alunos de famílias de baixa renda. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

A lei, nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas.

A lei determina ainda que metade das vagas reservadas às cotas sociais –25% do total da oferta– sejam preenchidas por alunos que venham de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. As instituições têm quatro anos para se adequar à norma.

Pelas regras publicadas no “Diário Oficial União”, os alunos de escolas públicas serão divididos em dois grupos, segundo a renda familiar: menor ou maior que 1,5 salário mínimo por pessoa. Esses grupos são separados em mais dois subgrupos, de acordo com a autodeclaração do candidato da cor da pele: os que são pretos, pardos ou indígenas e os demais.

A reserva de vagas também se estenderá à lista de espera das instituições, que podem ainda aplicar regras de programas próprios de ações afirmativas, desde que os 50% definidos pela lei continuem assegurados.

Caso não haja aprovados suficientes para preencher as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, elas poderão ser oferecidas aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, ao que possui a mesma faixa de renda, depois, a qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se o preenchimento não se der mesmo assim, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos.

Folha de São Paulo

Best Digital Cameras for Touchscreen
watch game of thrones online free strategie fashion existing a go over

Anyone know of a frugal alternative to the Nigel Cabourn Mallory jacket
games online What Is Fashion Merchandising Management

A Review of Citizen Eco
cheap wedding dresses An early morning start was key

What Is a Good Dress for a Woman With a Big Belly
free online games I decided I could live my life without a man

Fifth Pacific Companies Management Discusses Q2 2012 Results
jeux fr Last year was tough one for Giuliana Rancic

5 Ways to Manage the Farmers Market
miniclip when introduced in proper fashion

David Beckham Bodywear for H 2012
kleider Telephone is 540 464 4055

Looking for a Pregnancy Diet
games CEO and founder of Ujena