MEC prorroga mais uma vez prazo para renovar Fies

O prazo acabaria na sexta-feira, 29, mas agora o MEC vai estendê-lo até 30 de junho.

O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar mais uma vez o prazo para renovação dos contratos vigentes de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo acabaria na sexta-feira, 29, mas agora o MEC vai estendê-lo até 30 de junho.

Segundo a pasta, o tempo maior será necessário “para concluir o processo de renovação dos contratos”. Até o momento, cerca de 100 mil alunos ainda não concluíram o processo. A decisão ocorre após reunião da pasta com representantes das instituições de ensino superior para debater o Fies.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já disse em entrevista que a renovação desses contratos ainda não puderam ser finalizadas por discordância em relação aos valores de mensalidades cobrados acima do teto de 6,4% estipulado pela pasta neste ano. Há instituições que não iniciaram o processo de renovação, segundo o MEC.

Segundo informou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC que gerencia o Fies, esse casos estão em análise. “MEC e FNDE emitiram dois comunicados às instituições de ensino cujas CPSAs (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, formada nas instituições de ensino) não iniciaram todos os processos de aditamento, solicitando que as mesmas tomassem providências.

O primeiro comunicado foi emitido em abril e um segundo foi enviado dia 13 de maio”, informou em nota.
O MEC voltou a se comprometer que vai garantir que todos os estudantes façam os aditamentos. Uma portaria com a ampliação do prazo será publicada na próxima quinta-feira.


Paulo Sandanha – Estadão