MEC realiza cerimônia de posse da nova secretária da SESu

Na tarde de hoje, dia 5, às 16 horas, acontece a cerimônia de posse da professora Maria Paula Dallari Bucci, no cargo de Secretária de Educação Superior do MEC. O evento acontece no auditório do MEC, localizado no térreo do edifício-sede, em Brasília.

A professora Maria Paula Dallari é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo, onde também cursou mestrado e doutorado na mesma área. Antes de assumir a Secretaria de Educação Superior do MEC, atuava como consultora jurídica do mesmo ministério. Atualmente exerce docência na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo e  na Escola Nacional de Administração Pública.

A nova secretária da SESu também é membro do conselho editorial da Revista do Serviço Público. Foi Procuradora Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no período de 2003 à 2005. É autora dos livros Direito Administrativo e Políticas Públicas (Saraiva, 2000) e Políticas Públicas: Reflexões sobre o Conceito Jurídico (Saraiva, 2006). Maria Paula tem vasta experiência profissional na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito público, direito administrativo, educação superior, políticas públicas.

Novo reitor da UFSCar também é empossado hoje

Pouco antes da posse da secretária da SESu, acontece a solenidade de posse do professor Targino de Araújo Filho no cargo de reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A cerimônia será no edifício sede do Ministério da Educação, em Brasília, com início às 14h30.

O processo de indicação do professor Targino e do seu vice, Pedro Manoel Galleti Junior, ocorreu no mês de junho passado e levou em consideração a pesquisa eleitoral realizada pelas entidades representantes das categorias que compõem a comunidade da Instituição: servidores docentes e técnico-administrativos, alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu, que deram à chapa vencedora 51,5% dos votos válidos. Os segundos colocados obtiveram 44,5% dos votos.

Currículo
Targino de Araújo Filho é graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1978), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE- UFRJ (1982, 1994) é professor da Universidade Federal de São Carlos desde 1979. Atualmente é Professor Associado e também vinha exercendo a função de Asssessor da Reitoria da UFSCAR. Foi Bolsista Produtividade do CNPq (1994-2000), Pró-Reitor de Extensão da UFSCar por duas gestões (1996-2004), Presidente e Vice Presidente do Forum de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras -FORPROEX (2000-2001 e 2001-2002) e Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção- ABEPRO (1997-1998).

Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em metodologias de Planejamento Estratégico Participativo e de Pesquisa-ação, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento cognitivo, abordagem soft da pesquisa operacional e metodologias de planejamento e estruturação de problemas.

A partir do envolvimento com a extensão universitária passou a atuar também em temas relativos à gestão universitária, à política científica e tecnológica e sua relação com a sociedade, e ao monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais e de políticas públicas. Coordena atualmente, por indicação do FORPROEX, o projeto "Monitoramento e Avaliação das Ações da Rede de Tecnologia Social (RTS): um processo de construção coletiva", financiado pela FINEP.