MEC terá a Provinha Brasil de Matemática

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental realizarão o exame em agosto

Em agosto deste ano, escolas da rede pública do país com turmas de estudantes no 2 ano (alfabetização) do Ensino Fundamental vão receber a primeira Provinha Brasil de Matemática. Desde 2008, o Ministério da Educação (MEC) produz, imprime e distribui a Provinha Brasil de Língua Portuguesa. Em ambas, a aplicação pelas escolas não é obrigatória.

Conforme a coordenadora do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Mariana Santos, o desenho da prova de Matemática já passou por pré-testes em novembro e dezembro do ano passado. Agora, o instituto elabora as 20 questões.

Em 2012, as redes de Ensino receberão as duas provas no começo do 1 semestre e no final do 2 semestre. Dados do Censo Escolar de 2010, coletados pelo Inep, indicam que 3,3 milhões de crianças estão matriculadas no 2 ano do Ensino Fundamental, distribuídas em 166 mil turmas, em todas as unidades da Federação. Esse é o público-alvo da Provinha Brasil de 2011, em Língua Portuguesa e Matemática.

Para a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica/MEC, Edna Martins Borges, a Provinha Brasil foi bem aceita pelos sistemas de Ensino públicos e, hoje, está consolidada. Com a versão de Matemática, o MEC amplia a avaliação do ciclo da alfabetização.

A Provinha de Língua Portuguesa do 1 semestre estará em todas as escolas até 15 de março, juntamente com material informativo sobre a mesma. O exame, com 20 itens de múltipla escolha, é aplicado pelo professor em sala de aula ou por coordenador pedagógico. Segundo Edna, a provinha permite aferir o aprendizado dos alunos no início e no fim do ano letivo. O objetivo é que as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos de idade.