MEC universaliza exigência do Enem para acesso ao Fies

A partir de janeiro de 2016, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passa a ser obrigatório para todas as pessoas que desejam ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Até então, o exame não era obrigatório para dois públicos específicos: professores da rede pública de ensino matriculados em curso de licenciatura ou pedagogia e pessoas que concluíram o ensino médio antes de 2010. Agora, candidatos com esse perfil também deverão apresentar as notas no Enem para obter o crédito estudantil.

A mudança foi feita em portaria do Ministério da Educação publicada nesta terça-feira (26) no “Diário Oficial” da União.

No fim do ano passado, o MEC aumentou o rigor para acesso ao Fies e passou a exigir uma nota mínima no Enem (450 pontos) o estudante conseguir o financiamento. Neste ano, após dificuldades dos candidatos em renovar e solicitar novos contratos em sistema do programa federal, foram concedidos um total de 252.442 financiamentos.

O ministério garantiu ainda que os 1,9 milhão de contratos ativos serão renovados –o prazo se encerra nesta sexta-feira (29).

ENEM

As inscrições para o Enem 2015 começaram às 10h desta segunda-feira (25) e deve ser feita pelo site do Inep. O prazo se encerra em 5 de junho, mas os candidatos terão até o dia 10 deste mês para efetuar o pagamento da inscrição, que este ano é de R$ 63.


Flávia Foreque – Folha de S. Paulo