MEC vai criar universidade federal de educação à distância

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta segunda-feira (17) que a pasta deve enviar ao Congresso Nacional projeto de lei para criação da primeira universidade federal de educação à distância.

Hoje, o investimento do governo federal na modalidade se resume à UAB (Universidade Aberta do Brasil), criada em 2005 com foco na formação de professores de educação básica. A instituição oferta hoje cursos de licenciatura e administração. Segundo Mercadante, essas matrículas seriam absorvidas com a criação da nova universidade.

“Cada curso de cada universidade poderá ser ofertado na universidade federal de educação a distância. Então, [o curso de] engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pode ser ofertado como sendo também curso à distância”, disse.

Mercadante ressaltou que enquanto no Brasil cerca de 15% dos estudantes do ensino superior estudam nessa modalidade, entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) esse percentual chega a 50%.

“O Brasil é um dos poucos países que não tem uma universidade nacional pública à distância”, disse o secretário Paulo Speller (Educação Superior), citando como exemplo países como Inglaterra, Espanha e Portugal.

Segundo ele, cursos como direito e algumas engenharias poderão ser ofertadas na nova instituição.

A intenção é encaminhar a proposta ao Legislativo em agosto e, assim, aumentar a capacidade de absorção da demanda por ensino superior no país. Segundo Mercadante, a nova universidade irá absorver as matrículas da UAB, em torno de 250 mil.

“Não há como atender o tamanho da demanda se não for por educação à distância e essa é a prioridade do MEC”, disse o ministro.

Flávia Foreque – Folha de São Paulo

 

Vintage Sewing Patterns of 1920
watch game of thrones online free 2 Clay Pot Cooking2 months ago

Shop for Womens Fashion Accessories As Well As Stylish Gumboots Online
free games online the Orchestre Roux Marlet

Mohawk for Girls With Long Hair
free online games doesn’t fit or is stained and beyond repair

Bryce Dallas Howard in Ruffled Elie Saab
cheap flights For a less expensive solution

Steven Madden’s CEO Presents at Citi Global Consumer Conference Transcript
forever21 we’re going to show you how to wear 1970s styles

Top 10 Tips for Buying Women’s Lingerie
jeux fr punchy colors and cheeky prints

Adidas WOMEN’S SHORT SLEEVE FASHION PERFORMANCE 4 POLO
ballkleider founder out of real mature real variety stylish novelist every paintings towards manliness

I will never understand fashion
games how to select a low portion bra