MEC vai dar bolsa a 100 mil alunos do ensino médio

MEC vai dar bolsa a 100 mil alunos do ensino médio

Benefício será estímulo a aluno cursar licenciatura em ciências, área que enfrenta déficit de professores

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira, dia 6, que o programa para estimular alunos do ensino médio a cursar licenciatura em ciências deve dar bolsas a 100 mil estudantes. “Estamos começando com 100 mil alunos do ensino médio. Vamos dar uma bolsa para estimular a vocação em ciências”, disse ele, durante o Sala Mundo, evento de educação em Curitiba.

As bolsas fazem parte dos esforços para fortalecer o ensino médio, cujo projeto final deve ser anunciado pelo MEC em breve. Segundo Mercadante, será oferecida uma bolsa de R$ 150 ao aluno interessado, além de um professor tutor para acompanhá-lo nos estudos. “Nós damos bolsas para o aluno que passa em Olimpíadas de Matemática quando ele vai para a universidade, mas não no ensino médio, e queremos começar a fazer isso. Vamos dar prioridade para criar uma massa crítica de professores no futuro.” O País tem um déficit de professores nas áreas de exatas e biológicas.

Mercadante também falou sobre o programa Mais Educação. Segundo ele, a prioridade do programa, que destina verbas a escolas municipais, estaduais e federais para criação de jornada integral, será nas matérias de português, matemática e ciência durante as 7 horas diárias de aulas. “Não conseguiremos melhorar o nível de nossos alunos se nas horas a mais de escola oferecermos só esporte, cultura e lazer”, afirmou.

Ele afirmou ainda que, apesar de 7,2 milhões de pessoas terem se inscrito no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), há apenas 1,2 milhão de vagas no ensino superior. “Esses 6 milhões que não puderem entrar nas universidades pelo Enem, poderão fazer o ensino técnico e por isso lançamos o SiSutec (um sistema de Seleção Unificada para cursos técnicos). As faculdades que tiverem um curso de ciência da computação, por exemplo, podem oferecer um curso técnico nessa área”

Defendendo o Enem, o ministro afirmou que a prova é hoje o “vestibular mais transparente do mundo”. “Devolvemos todas as provas para fins pedagógicos, inclusive a redação. Praticamente todos os vestibulares do mundo não devolvem. Não há vestibular com a transparência que o Enem tem hoje”, afirmou.

 

Bárbara Ferreira Santos –  Estadão

 

Inspiration Album of the Nike Free worn outside of the gym
watch game of thrones online free The problem is that some women are small boned

The rise and fall and rise again
online games The law governing these types of

Sarah Jessica Parker April Fools Day
mermaid wedding dresses Retro Hairstyles of the Hairstyles of the

5 Reasons Why You Should Quit Your Day Job
forever 21 lie on your back

The Savings Rate and Retail Stocks
onlinegames we all go around dressed like princesses every day

TONE PIQUE CAP SLEEVE POLO
jeux most aren even half way done

Clothes For A Night Out
ballkleider the company has this year rocketed to 10th place

How to Start Handmade Jewelry Business
cool math games but there are some tricks to learn about dressing

Compartilhar