MEC vai distribuir 1,7 milhão de guias para redação do Enem

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (30) o guia que será distribuído a alunos de escolas públicas – e está disponível na internet para todos os estudantes – com orientações sobre os critérios de avaliação da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo o presidente do Inep (órgão responsável pelo exame), Luiz Cláudio Costa, a intenção é “tornar o processo o mais transparente possível para o participante” — em maio deste ano, a pasta anunciou mudanças nos critérios de correção do texto.

O guia impresso será distribuído a partir de setembro. Na internet, ele está disponível no site do Inep. Confira aqui.

No guia, é possível ler exemplos de redação que obtiveram a nota máxima na última edição do Enem, além de análise sobre esses textos e explicações sobre cada uma das competências avaliadas.

A nota máxima de uma redação é 1.000, e a pontuação está baseada em cinco critérios distintos, como conhecimento da norma escrita e compreensão do tema da redação. “Agora está público e transparente o que se espera de cada competência. (…) Tanto o corretor como o aluno sabem antecipadamente quais são os parâmetros”, disse o Ministro Aloizio Mercadante (Educação).

O ministério vai distribuir 1,6 milhão de exemplares para alunos da rede pública e outros 100 mil para professores.

MUDANÇAS

Pelo novo sistema de correção da redação, a prova será corrigida por dois avaliadores independentes. Se a nota final dada por eles tiver uma diferença de até 200 pontos, o resultado será a média aritmética entre elas.
Se a discrepância entre as notas for de mais de 200 pontos, a redação seguirá para um terceiro corretor. Hoje, essa diferença deve ser de, no mínimo, 300 pontos.

Caso a diferença continue a ser maior que 200 pontos, a prova passará por uma banca formada por três professores, que irá determinar o resultado final do aluno.

No Enem do ano passado, a última etapa de revisão da nota era o terceiro avaliador. Com as novas regras, uma redação poderá ser avaliada por até seis corretores.

PESQUISAS EM AVALIAÇÃO

O ministério afirmou ainda que publicará amanhã um edital para estimular instituições de ensino superior a fazer estudos e pesquisas sobre avaliação de competências e métodos de correção. O valor do edital será de R$ 2 milhões. “Nós queremos gerar conhecimento, (…) [com ideia] de que se não tivermos pesquisas fundamentadas, teremos opiniões [nos critérios de avaliação]”, disse o presidente do Inep.

Ele ressaltou ainda que o ministério intensificou o treinamento dos corretores das redações do Enem. Por conta das mudanças de correção, o número de profissionais que fará essa análise cresceu 40% – saltou de 3.000 para 4.200.

 

New York Fashion Week 2008
watch game of thrones online free After the eventful start of their apprenticeship

Education in India After Independence
free online games mfa lacking your assortment one jacket for under a hundred $ $ $ $

Citi Trends Management Discusses Q2 2013 Results
vintage wedding dresses how can this guy treat members of his audience like this

You Can’t Have the Hottest Designer Sunglasses
forever 21 They are the self proclaimed number one brand in junior golf

How to Look Great Look Slimmer Instantly Part 1
onlinegames JAKK Winx Club dolls

How To Build Retaining Walls With Natural Stone
jeux fr and her fashion sense reflected her image as a beautiful

Interview with Rebecca Taylor at newest store
ballkleider ways training unpretentious clothe to help you girls

Paying Cash for Primary Residence
games the saree forms an iconic representation of an Indian woman