Mercadante anuncia edital conjunto com Brics para pesquisa

Devem ser ofertadas dez bolsas de mestrado e dez de doutorado em seis áreas

BRASÍLIA – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta terça-feira a publicação de um edital conjunto de pesquisas dos países que formam os Brics – China, Rússia, Índia, África do Sul e Brasil. A ideia, ainda em estudo pelo governo, é ofertar dez bolsas de mestrado e dez de doutorado em seis temas já escolhidos: economia, energia, tecnologia e segurança da informação, mudanças climáticas e efeito estufa, recursos hídricos e poluição, e estudos sobre os BRICs.

A previsão é que o edital saia até início de dezembro e, em março, seja concluída a seleção. Programas de pós-graduação do Brasil poderão disputar as vagas que serão ofertadas. Os estudantes contemplados terão, além de ensino a distância, experiência prática em outros países do Brics. A formação será feita em inglês, podendo ainda ser usado outro idioma. Os demais países do bloco farão as seleções simultaneamente, segundo Mercadante.

O ministro participou hoje da instalação do fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. A criação do grupo está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo é discutir, além do piso, a carreira dos professores.

Mercadante voltou a defender a aprovação da CPMF como forma de garantir mais arrecadação e, com isso, recursos extras para a educação. Ele afirmou que é preciso “chegar a um entendimento” para garantir que o piso cresça num ritmo “compatível com a receita de estados e municípios”, que vêm caindo no momento de crise:

— De 2011 para cá, o piso nacional dos professores teve aumento real, acima da inflação, de 45%, mais que o próprio salário mínimo. Nenhuma categoria teve um crescimento semelhante em seus pisos como os professores. Mas esse crescimento não tem sido acompanhado das receitas de estados e municípios.

Renata Mariz – O Globo