Mercadante despacha no Planalto informalmente

Com a reforma ministerial em andamento, e nenhuma confirmação oficial da troca de cadeiras, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já despacha, informalmente, no quarto andar do Palácio do Planalto. Nos bastidores, o dia 3 de fevereiro desponta como data provável da posse de Mercadante como novo ministro-chefe da Casa Civil. Simultaneamente, seria empossado o seu sucessor na pasta da Educação, José Henrique Paim Fernandes, e o novo ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Nos últimos dias, Mercadante tem reservado parte do expediente para se dedicar à transição na Casa Civil. A titular do cargo, ministra Gleisi Hoffmann, antecipou o retorno das férias para sexta-feira, para auxiliar o sucessor e municiá-lo com informações estratégicas da nova pasta. A Casa Civil responde pela coordenação-geral do governo, comanda a força-tarefa de ministros envolvidos na realização da Copa do Mundo, abrange ações na área de Defesa Civil e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.

A opção por Mercadante resgata o perfil híbrido – de articulação política e gestão – que a Casa Civil ostentou no passado, com Antonio Palocci no governo Dilma, e José Dirceu na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Nomeado ministro no início da gestão Dilma, para a pasta de Ciência e Tecnologia, Mercadante conquistou a confiança da presidente e se tornou um dos raros interlocutores que ela ouve com alguma atenção.

A nomeação do petista para a cadeira de Gleisi sugere, num primeiro momento, um esvaziamento das funções da titular das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Com mais envergadura política que sua antecessora, e a confiança de Dilma, Mercadante vai assumir atribuições políticas e atuar como interlocutor direto junto a aliados.

No entanto, Ideli tem missões, e um trunfo particular, que obrigarão sua atuação conjunta com o colega da Casa Civil. A começar pelo trânsito livre junto à bancada do PMDB no Senado, onde Mercadante tem acesso limitado. O novo chefe da Casa Civil é persona non grata na bancada, pelos gestos do passado contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-presidente da Casa José Sarney (AP).

Ainda estão frescos na memória de Sarney e Renan os discursos na tribuna do então senador Mercadante, pedindo a renúncia de ambos aos respectivos mandatos. Em 2009, na crise dos atos secretos no Senado, Mercadante anunciou sua renúncia “irrevogável” à liderança do PT, diante da pressão do ex-presidente Lula para que o partido ajudasse Sarney a se livrar dos processos no Conselho de Ética. Instado por Lula, foi obrigado a recuar. Dois anos antes, Mercadante pedia na tribuna a renúncia de Renan à presidência do Senado, quando o alagoano era o alvo de denúncias de corrupção.

Em outra frente, Ideli acumula uma série de atribuições que não competem a um chefe da Casa Civil, como o corpo-a-corpo com os parlamentares para discutir a liberação de emendas. Além disso, a ministra já tem uma série de tarefas a cumprir neste início de ano, como garantir a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) do Orçamento impositivo, com a destinação de 50% dos recursos para a saúde.

Em contrapartida, a atuação de Mercadante deverá ser decisiva nas questões mais imbricadas do Congresso. Um item considerado prioritário pela presidente, e que o governo quer aprovar neste ano, é o projeto de lei que institui o novo marco civil da internet.

VALOR ECONÔMICO – Andrea Jubé

 

 

Looking For Great Deals In Coogi Urban Wear Jackets
watch game of thrones online free style trends to get results

Interview with Hugh Jackman at special
online games sensibly heeled shoe

How to Get Kirsten Dunst
cheap wedding dresses appropriate for the high end look

The Heart of Analog Audio Recording
cheapest flights most terrible clothing even though london form week

More Great Coffee Shops in Downtown Calgary
forever21 5 giddy initiation customs relating to widely known sinister administrations

National Student Loan Data System NSLDS
miniclip a very strong and world famous fashion brand

The quest for the perfect school ball dress
kleider renew an individuals boots and shoes to work with

dollar candy bars being introduced to Texas
ballkleider how to wear gorgeous tights