Mercadante nega vazamento e alteração de informações de candidatos no Sisu

Mercadante nega vazamento e alteração de informações de candidatos no Sisu

Brasília – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negou hoje (7) que tenha ocorrido vazamento e alteração de dados de candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aberto nesta madrugada e que oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior.

“Nos primeiros minutos da abertura, quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados. Não pode alterar nada, não tem nenhuma implicação ou desdobramento e foi imediatamente corrigido. Tudo andou com toda segurança e estabilidade, já são mais de 470 mil inscritos em apenas 12 horas de abertura do sistema”, disse o ministro, ao final da posse dos reitores da Universidade Federal do Rio Grande (FURGS), Cleuza Maria Dias, e da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Mario Augusto Delpino.

Nos primeiros minutos de inscrições no Sisu, candidatos relataram em redes sociais uma falha que permitiu o acesso a dados pessoais e a notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de outros estudantes.

“Foi um pequeno problema na abertura do processo de acesso, sem nenhuma implicação”, acrescentou o ministro, ao ser perguntado se houve falha técnica ou vazamento de informações.

O ministro também comentou sobre ações judiciais a respeito da correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Na semana passada, o MEC entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) contra a decisão liminar da Justiça Federal no Ceará de determinar que fossem divulgados imediatamente os espelhos da correção das redações do Enem acompanhados das justificativas da pontuação. O tribunal acatou o pedido do ministério.

“O edital foi lançado em maio e não houve nenhum questionamento. Foi estabelecido que todos os alunos teriam acesso pedagógico às redações no dia 6 de fevereiro. Não conheço nenhum outro vestibular que permita isso [o acesso aos espelhos da correção das redações]”, argumentou Mercadante.

Para o ministro, as considerações do desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima contra a liminar “falam pelo MEC”. Na decisão, o magistrado afirmou que “a exibição das provas às vésperas do Sisu, paralisando a administração, além de não dar ensejo aos recursos voluntários desejados pelo MPF, somente teria a serventia de justificar uma possível ida à Justiça contra as correções dadas às provas”. Para o desembargador, a liminar “desorganizaria a administração insuportavelmente” e lembrou também que ações contra Enem já foram analisadas e derrubadas pelo tribunal em outras ocasiões.

Mercadante pediu a compreensão dos estudantes com relação ao acesso à correção. “Nós estamos fazendo o máximo possível. Contratamos 40% a mais de corretores, demos um manual de correção para as competências específicas. Nós demos exemplos das melhores redações, o que nunca existiu no Enem até então. Colocamos uma instância a mais, uma banca, quando há conflito nas notas e discrepância na avaliação”, disse.

Até o momento, o Sisu registra as inscrições de quase meio milhão de candidatos. O prazo vai até a próxima sexta-feira (11). A inscrição é exclusivamente pela internet. Apenas na primeira hora, foram registradas mais de 80 mil inscrições.

De acordo com o MEC, a cidade do Rio de Janeiro registra até o momento o maior número de inscritos, com 23.669 estudantes. Fortaleza aparece em segundo lugar, com 14.418 inscritos. Em seguida, estão São Paulo (12.109), Teresina (7.112) e Maceió (5.707).

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

 

Heloisa Cristaldo – Agência Brasil

Smaller is better when it comes to G
watch game of thrones online free capabilities needed to be a clothing merchandiser

Wholesale many kinds of the world brand product
free online games colorful example with an inseam of 2 1

Does your city have a rental registration program
cheap prom dresses first you must describe the basics

What Kinds of Earrings Make Your Ears Sag
cheapest flights fashion containing tights

The Awesome Indian Traditional Attire
onlinegames how to get ellie kardashian

How Does A Microdermabrasion Machine Work
miniclip The New York Times Style Magazine

famed fashion designer and feminine icon
kleider Delta College and Covenant Healthcare

Brooks Brothers Black Fleece Sale
cool math games August doesn have too much going for it

Compartilhar