Mestrado e Doutorado em Clínica Cirúrgica estão com inscrições abertas na UFPR

Mestrado e Doutorado em Clínica Cirúrgica estão com inscrições abertas na UFPR

Programa conta com três área de concentração, e o período de inscrições vai até 04 de março

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica da UFPR está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos alunos nos níveis de Mestrado e Doutorado. O programa conta com três áreas de concentração: clínica cirúrgica; nutrição e cicatrização em cirurgia; e informática no ensino e na pesquisa em cirurgia.

Os interessados podem se inscrever até 04 de março de 2010, de segunda a sexta-feira no período da manhã (das 8h às 12h) na secretaria do Programa, na Rua General Carneiro, 181 – 7 andar central – sala 736 do Hospital de Clínicas, em Curitiba, Paraná.

O processo de seleção constará de três etapas: entrevista, análise do Curriculum Vitae e análise do projeto de pesquisa (nesta última etapa, os critérios de seleção são viabilidade de execução, estado de execução, inserção nas linhas de pesquisa do Programa e disponibilidade do orientador). As entrevistas serão realizadas no dia 05 de março de 2010 a partir das 7h30 nas salas 701, 702, 736 e 739 do 7º andar central do Hospital de Clínicas.

A capacidade de absorção de novos alunos se dará de acordo com o número de professores orientadores disponíveis, capacidade financeira do programa, espaço físico e fluxo de alunos nos períodos anteriores (Resolução nº 02/94 do Regimento do Programa). Segundo tal critério estão previstas 20 vagas para Mestrado e 15 para Doutorado.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (41) 3262-8406 e 3360-7891 (no período da manhã, aos cuidados de Regina Sass) e do e-mail reginasass@ufpr.br.

Documentação

Entre os documentos necessários para realizar a inscrição, os itens comuns tanto para Mestrado quanto para Doutorado são os seguintes: requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado; 1 foto 3×4 recente e datada; fotocópias autenticadas de cédula de identidade, CPF, certidão de casamento ou nascimento e registro no respectivo Conselho Regional Profissional; Curriculum Vitae em Plataforma Lattes (é necessário citar o link específico dentro do site www.cnpq.br) atualizado até dezembro de 2009 (não serão aceitas outras formas de apresentação do currículo); certificado de proficiência ou suficiência em língua inglesa; apresentação de projeto de pesquisa de alto nível metodológico, com inserção declarada nas linhas de pesquisa em atividade no programa, com orientador declarado; para os candidatos médicos é exigida fotocópia do certificado de residência médica em área cirúrgica ou afim, de no mínimo dois anos, fornecido por programa credenciado pela CNRM; para candidatos de língua-mãe diversa da do português é exigido certificado de proficiência ou suficiência em língua portuguesa.

Para a inscrição no Mestrado, especificamente, é necessário também uma fotocópia autenticada frente e verso do diploma de graduação universitária devidamente registrado, expedido por entidade oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.

Para o Doutorado são necessários, além dos documentos comuns listados acima, os seguintes documentos específicos: fotocópia autenticada frente e verso do diploma de mestre em área afim obtido em programa credenciado pela CAPES; histórico escolar oficial do mestrado (autenticado); certificado de proficiência ou proficiência em outra língua além do inglês (obrigatório), podendo ser em francês, espanhol, alemão ou italiano. Além disso, o projeto de pesquisa apresentado deve oferecer contribuição original e significativa à cirurgia.

Compartilhar