Mestrado em Design na UFMA

Mestrado em Design na UFMA

Reitor se reúne com representantes da CAPES para discutir a implantação de mais um curso na área da Pós-Graduação Além dos quatro Doutorados Interstitucionais (DINTERs) aprovados recentemente pela CAPES, a Universidade poderá implantar em 2010 o Mestrado em Design. O assunto foi debatido durante reunião no Gabinete do Reitor com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), Fernando Carvalho Silva, e do representante da Comissão de Avaliação da CAPES, André Monat, além de outros professores.

A implantação de mais um programa de pós-graduação na UFMA é fruto de um projeto que está em fase final de elaboração pelo Departamento de Desenho e Tecnologia (DDET) da Instituição. O curso ainda precisa passar por uma avaliação da CAPES.

Com a aprovação do projeto, os alunos contemplados terão acesso aos Laboratórios de Análise e Sustentabilidade Ambiental em Processos e Produtos (LASAPPs), Laboratório de Cerâmica e o Núcleo de Ergonomia de Processos e Produtos (NEPP), além da participação em Núcleos de Pesquisa e outras atividades.

Para o coordenador do Mestrado, Raimundo Diniz Lopes, o curso irá fortalecer ainda mais a pesquisa e a pós-graduação no estado, além de possibilitar o intercâmbio de cientistas na Universidade.

Cenário da Pós-Graduação na UFMA

Hoje, a UFMA mantém 1.132 docentes na Instituição, sendo 40% doutores. A Universidade oferece 33 especializações, 3 programas de doutorado, 14 de mestrado, 6 DINTERs e 1 MINTER. Até 2012, a previsão é implantar mais 9 especializações, 10 mestrados, 7 doutorados, 8 DINTERs e 5 MINTERs.

Compartilhar