Ministério confirma nova aplicação do Enem em 17 Estados

Locais de prova foram divulgados ontem; estudantes devem ser notificados até hoje

O Ministério da Educação admitiu que o problema com a reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está mais disseminado pelo país que o esperado.

O MEC divulgou ontem a listagem com os locais onde o Enem será aplicado no dia 15, próxima quarta-feira. São 218 cidades em 17 Estados.

Após o problema nas provas ser constatado, o ministério dizia que os casos eram isolados e se concentravam em poucos Estados.

Segundo a Folha apurou, cerca de 10 mil alunos terão direito a refazer a prova -oficialmente, o MEC confirma 2.817 estudantes.

Esses alunos devem ser notificados até hoje pelo MEC por e-mail, telefone ou mensagem de celular. A consulta pode ser feita no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.

A Folha teve acesso a relatos de candidatos que, mesmo sem ter tido problema na prova, foram chamados para o novo exame. “Quando vi o e-mail do MEC, achei que fosse vírus”, diz a estudante Tainah Lunge, 17. O MEC afirma que os convocados não são obrigados a refazer a prova.

Ontem, a Defensoria Pública Federal no Rio entrou com um pedido de liminar solicitando a mudança de data do novo Enem, que coincidirá com ao menos dois vestibulares -o ITA e a UFPI.