Ministério da Educação divulga resultados do Enade

Ministério da Educação divulga resultados do Enade

O Ministério da Educação divulgou os dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avaliou 7.329 cursos das instituições de ensino superior brasileiras em 2008. Com base em uma escala que vai de 1 a 5, deste total, 1.752 cursos obtiveram notas 1 e 2 e 3.068 graduações atingiram notas 3,4 ou 5. O exame foi aplicado a cerca de 380 mil estudantes dos cursos de matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e engenharias.

Participaram 1.224 cursos do sistema federal de educação superior, dos quais 1045 são oferecidos por universidades federais. Destes, 12,7% obtiveram conceito 1 ou 2, 46,4% conceito 3 ou 4 e 13,3% atingiram a nota máxima, 5. Dos 293 cursos considerados excelentes, com nota 5, 47,5% estão concentrados nas universidades federais.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) órgão responsável pela avaliação, “Os estudantes devem avaliar todos os indicadores antes de escolher onde estudar. Devem procurar saber qual é o Enade, o CPC, o CC daquele curso. Eles [indicadores] não são a única forma de avaliar um curso, mas são indicadores interessantes”.

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) considera a avaliação fundamental para a busca de melhorias e da qualidade das instituições de educação, principalmente as de Ensino Superior. “Processos de avaliação devem ser transparentes e devem ser acompanhados dos meios necessários para que as instituições que não tiveram os melhores resultados possam identificar, corrigir e superar possíveis falhas. Avaliação não é para ver quem é melhor, é para que todos sejam  bons”, afirmou o secretário executivo da Associação Gustavo Balduino.

Clique aqui para conferir as planilhas completas.

(Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar