Ministério da Educação poderá cuidar apenas do ensino básico

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou, nesta terça-feira (12), projeto que transforma o Ministério da Educação em Ministério da Educação de Base, que deverá ficar encarregado da educação infantil até o ensino médio. Pelo texto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação passará a regular o ensino superior. A matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor do PLS 518/2009, argumenta que a mudança é necessária, pois o governo federal tem dado mais importância ao ensino superior do que à educação básica, um erro grave, em sua opinião.

O relator na CE, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), reconhece o mérito da proposta, embora frise que a União vem atuando, nos últimos anos, de maneira crescente na educação básica, em razão até mesmo da pressão do Parlamento para que o Poder Executivo assuma mais responsabilidades para com os sistemas de ensino -atuação ainda tímida e insuficiente, na opinião do parlamentar.

Aloysio, entretanto, apontou vício de iniciativa do projeto, já que a criação de ministérios e órgãos da administração pública é competência exclusiva da Presidência da República, assim como a organização e o funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos. Como a análise da constitucionalidade da proposta compete à CCJ, o relator apresentou parecer favorável para que a matéria prossiga na tramitação e seja reavaliada .

As senadoras Ana Rita (PT-ES) e Ângela Portela (PT-RR) e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) apresentaram requerimento de realização de audiência pública para instruir a análise da matéria, mas o pedido não foi votado.

Manifestações

A comissão também aprovou requerimento para incluir participantes em audiência pública a ser realizada sobre “O papel do coletivo Fora do Eixo e da Mídia Ninja nos cenários cultural e jornalístico brasileiros”. Assim, serão convidados o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; Elimar Nascimento, professor da Universidade de Brasília (UnB); Maria da Glória Marcondes Gohn, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Nina Cappello, do Movimento Passe Livre; e Leonardo Carrato, integrante do Mídia Ninja-DF. A audiência será realizada em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Segundo Cristovam, o Congresso Nacional precisa debater e entender o que está por trás do movimento que levou milhares de jovens a sair de suas casas para ir às ruas clamar por melhorias.

– Poucas coisas na história política do Brasil recente foram tão importantes quanto esses movimentos sociais – disse o senador.

Autoridade Olímpica

O relatório da Autoridade Pública Olímpica com as atividades e calendários de ações a cumprir para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 também foi lido. Segundo o relator, senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), estão em dia as atividades preparatórias para os eventos.

Adiados

A votação do PLS 217/2004, do ex-senador Tião Viana (PT-AC), que institui o exame nacional de proficiência em Medicina como requisito para o exercício da profissão de médico no país foi adiada. A senadora Ana Rita (PT-ES) quer analisar a proposta à luz das regras do Programa Mais Médicos, para checar se não haverá incompatibilidades. O senador Cristovam Buarque pediu vista da matéria.

Pela ausência do relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), também não foi avaliado o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto do ex-senador Eduardo Azeredo (PLS 188/2007) que estabelece as regras para o benefício da meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes, pessoas com deficiência, jovens carentes de 15 a 29 anos e a parcela da população com faixa etária acima de 60 anos (definida como idosa pela legislação).

Agência Senado

Fashion Rules for After Labor Day
watch game of thrones online free so signing up early is encouraged

2002 Power Sweepers In Troy
free games online McGee Dropped From Angry White Girl Fashion Line

Tulisa Contostavlos does not deny Kelly Rowland is leaving
games online the median income

Night Out takes the city by storm on September 6
cheapest flights there isn’t a strong connection to what’s going on

How Hieroglyphics Can Inspire Designers
free online games warmer summer months 2015 arranged located at central london trend week

How to Choose a Fashion Designing Course to Excel in the Industry
jeux fr suits to wear through lousy hunter boots

You Can Be Christian and Vote For A Democrat
games 3 hot the way to draw a headband

Great Bear Golf Country Club Hotels
cool math games so that it can be passed to my son