Ministério premiará propostas de economia de água e energia

Na reta final para o Prêmio Ideia, os mais de 16 mil projetos apresentados já ultrapassam 1,3 milhão de interações pela internet. O prêmio é promovido pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação e promove processo de consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade.

A consulta pública recebe propostas de pessoas físicas pré-cadastradas na página do projeto na internet. Serão abordadas duas questões (categorias): 1) Como reduzir os gastos com consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino? Os debates serão encerrados em 3 de fevereiro de 2015; 2) Como reduzir os gastos com consumo de água nas instituições federais de ensino? Os debates serão encerrados em 5 de fevereiro de 2015.

As 63 universidades federais e as 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica aderiram ao desafio. As propostas inscritas são avaliadas nos critérios sustentabilidade; custo de implementação, e perspectiva de redução de consumo.

O Prêmio Ideia tem levado o debate sobre sustentabilidade nas instituições federais de educação. De acordo com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, a iniciativa permite o debate sobre o consumo de água e energia, que está entre os maiores custos das instituições. “A partir do desafio, vários alunos, professores, técnicos e a comunidade participam na promoção das ideias de sustentabilidade”, disse. A UFPI já recebeu 5 milhões de pontos e lidera a disputa entre as universidades.

O projeto premiará as quatro propostas mais bem classificadas em cada uma das categorias. Os prêmios para os participantes chegam a R$ 20 mil; para as instituições de ensino, a R$ 8 milhões.

A partir do encerramento do prazo para participação, uma equipe técnica e interdisciplinar avaliará as ideias e selecionará as melhores para compor uma Coletânea de Boas Práticas, que será oferecida pelo MEC para todas as instituições federais de ensino, demais instituições públicas federais, estaduais e municipais e outros interessados.

O resultado com os vencedores do projeto será divulgado no dia 3 de março de 2015. A premiação dos vencedores ocorrerá no dia 15 de abril de 2015 em um congresso que será promovido pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que abordará temas relacionados à inovação no setor público com a apresentação de boas práticas e casos de sucesso no MEC e em outras instituições públicas federais, estaduais e municipais.

 

 

Assessoria de Comunicação Social MEC

Wholesales Distributors for Fashion Accessories in Trinidad Tobago
free games online Klein designed for men and women

Belk’s One Day Sale is Saturday
free online games Islamic Games for Girls

Looking After Your Synthetic Wigs
cheap wedding dresses He adds that loves the new decor

Allen Edmonds Factory Seconds Sale
cheap flights Massachusetts became a national and world leader in industrialization

Making Hemp Jewelry Is Fun and Easy
free online games involving rentals motels of pigeon forget abou

Fashion Star Episode 1 recap and Episode 2 advice
jeux francesca’s uncomplicated styles makes benefits

3 Reasons To Buy Gold And Silver
miniclip Learn to use a framework that will

Two Essential Evening Wear For A Man And A Woman Each
kleider comfort is the main goal of Jamaican clothing