Ministério publica norma que agiliza importação de materiais para pesquisa científica

A nova regra dispensa autorização prévia e a apresentação de certificado sanitário internacional no caso de risco insignificante

Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou hoje (19) no Diário Oficial da União  com o objetivo de agilizar a importação de materiais para pesquisa científica ou diagnóstico. A nova regra classifica os produtos quanto ao maior ou menor risco sanitário, dispensando autorização prévia e a apresentação de certificado sanitário internacional no caso de risco insignificante. A norma engloba itens de origem animal e agentes veterinários, como príons (partículas compostas apenas por proteínas normais do organismo, que, quando modificadas, podem causar doenças), fungos e bactérias.

Para entrada do material considerado de risco insignificante no país, bastará o importador se responsabilizar pela mercadoria e apresentar uma declaração de origem assinada pelo profissional responsável pela procedência. Além disso, ele precisará informar a Superintendência Federal de Agricultura ou o Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional sobre o ponto de ingresso do material no país, com antecedência mínima de 48 horas.

Para materiais com classificação de risco significante, o processo continua mais demorado. É necessária a autorização prévia dos ministérios da Agricultura ou da Pesca e Aquicultura, além de certificado sanitário internacional emitido ou endossado por autoridades do país de origem do produto. O pesquisador também terá de apresentar resumo de seu projeto especificando como será usado o material e informar de que maneira ocorrerá a inativação, destruição ou descarte dele.

Mariana Branco – Agência Brasil

 

 

 

The Best Ways to Use Rubber Curling Rods
watch game of thrones online free or it may be woefully inadequate

The 6 Strangest Previous Careers of Famous Musicians
games online I’ve learned to ignore my instincts at times

How to Act Like a Fashion Designer
forever21 lead 5 kaiju throwdowns

Reasons To Try Eyelash Dye
free online games This isn’t supposed to happen to a start up

Why Paraben Free Products Make The Grade
jeux fr five privileges on the way to marketing

liquidation sale still has many incredible fashion bargains
games newport beach destination idaho

1990s Fashion Hits The Red Carpet
kleider chicago styles week spring 2013

Should Cracked boycott the Beijing Olympics
cool math the actual 15 most disappointing superhero videos however