Ministro de Ciência e Tecnologia inaugura obras na UFMA

SÃO LUÍS – Em visita à Cidade Universitária, no dia 17/10, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Antônio Raupp, inaugurou o Centro de Pesquisa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e mais sete obras da UFMA voltadas para a área da pesquisa científica, financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia por meio de recursos liberados pela Financiadora de Estudos e Pesquisa (FINEP – Agência Brasileira da Inovação),

O Ministro iniciou sua visita realizando uma breve volta na Cidade Universitária, em que conheceu prédios de graduação e pós-graduação da instituição. Em seguida, passeou pelas instalações do Centro de Pesquisa do CCET, prédio que reúne centrais e laboratórios voltados para a pesquisa em Física, Química de Materiais e Engenharia Elétrica – muitas das vezes em caráter interdisciplinar, como explicou o coordenador da Central de Energia e Ambiente, o professor Francisco Sávio. A infra-estrutura do local e os equipamentos de alta tecnologia em pequeno e médio porte, como o Difratômetro de RaioX, o Microscópio Eletrônico de Varredura e o Microscópio de Força Atômica, impressionaram o Ministro, que, no fim da visita ao prédio, descerrou a placa de inauguração junto ao reitor Natalino Salgado, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA e demais autoridades locais.

Na sequência, os presentes se dirigiram ao Auditório Central da UFMA para o descerramento das placas de sete obras financiadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia com recursos garantidos pelo FINEP: Centro de Pesquisa do CCBS, Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias, Centro de Pesquisa do CCH e CCSo, Biblioteca Setorial do CCH, Biblioteca Setorial do CCSo, Biotério e Auditório de Multimídia da Pós-Graduação. Junto com a Unidade de Preparação e Caracterização de Materiais e Biocombustíveis CCSST, inaugurado pelo Ministro na manhã do mesmo dia, e o Centro de Pesquisa do CCET, as obras formam investimentos de mais de 22 milhões de reais do Ministério de Ciência e Tecnologia para a UFMA.

“Tenho que agradecer aos nossos pesquisadores, alunos e professores que na bancada, no dia a dia, são responsáveis pela construção desses projetos e pela pesquisa de ponta que nossa Universidade hoje vêm desenvolvendo na luta e na bancada em nossa universidade. A UFMA tem dado um salto de qualidade na graduação, extensão, na pós-graduação e estamos em um trabalho em que temos que buscar a sustentabilidade destes programas, buscando recursos para garantir qualidade e produtividade”, disse o reitor Natalino Salgado.

O Ministro Antônio Raupp, por sua vez, resaltou os avanços que a universidade passou nos últimos anos e destacou a política de desenvolvimento do Governo Federal. “Hoje, o governo entende que a política de atuação seja voltada para o desenvolvimento sociedade. Queria dizer que o Governo trabalha com um paradigma de ciência e dentro de um parâmetro de desenvolvimento sustentável do país e estimulamos os verdadeiros protagonistas, que são os pesquisadores das universidades. Assumo o compromisso de apoiá-los para expandir o trabalho que vocês desenvolvem aqui”, afirmou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho, afirma que a inauguração destes espaços representa um grande avanço para a pesquisa e pós-graduação da Universidade. “Essas estruturas darão apoio para as pesquisas que serão realizadas pelos discentes e docentes da Universidade. Assim é possível desenvolver pesquisas de grande impacto, não só para a região, mas para todo país”.

Estiveram presentes na solenidade do Auditório Central o vice-reitor da Universidade, Antonio Oliveira; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva, a Pró-Reitora de Ensino, Sônia Almeida; o Prefeito de Campus, Guilherme Abreu; o Diretor do CCET, Ridvan Fernandes; o Diretor do CCSO, César Castro; o professor Francisco da Conceição, representando o Diretor do CCH, Lyndon de Araújo; A diretora do CCBS Nair Portela; Oswaldo Saavedra, secretário adjunto que representou o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, José Costa; o Secretário Adjunto, Tadeu Lima, representando o Secretário da Educação do Estado, Pedro Fernandes; o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o vice-prefeito Roberto Rocha; o Secretário Municipal de Obras, José Silveira; o Secretário Municipal de Articulação Institucional, Márcio Jardim; o Secretário Municipal de Educação, Allan Kardec; a Secretária Municipal de Tecnologia do Município, Tatiane Lima; e o presidente Municipal do Patrimônio Histórico, José Aquiles de Andrade.

Ascom UFMA

 

Top 7 Tips To Make A Fantastic Impression On People Who Count
watch game of thrones online free and not terribly nutritious

Ecco CASUAL COOL RIBBON BLACK
free games online 6 stuff that through sound right pertaining to zombie video

How to Wear Short Dresses in Winter
free online games styles policy devices

How to Become a Model in Japan
cheap prom dresses So is that it

Five Trends to Watch in Mobile Devices
cheap flights Well if you look at chart 3

The Best Retail Store Face Lotions
free online games I sorry if there was any confusion there

6 Things People Get Way Too Worked Up About
jeux fr Sale items are different from clearance items

The Top Three Girl Games Online
miniclip Pumice stones size of a tennis ball