Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares

Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares

Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira, 31, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu a política de estímulo à educação especial em classes regulares. “O Brasil tem que ter 100% das crianças e jovens com deficiência na escola. A escola de atendimento especial é um direito, sim, mas para ser exercido de forma complementar e não excludente”, enfatizou.

 

Mercadante citou dados do censo da educação básica, que mostram que no ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiência matriculadas no ensino regular público. Em 2011, o número saltou para 74,2%. Além disso, 22% das escolas hoje têm acessibilidade. Há 12 anos, eram apenas 2,2%. Em relação ao acesso, segundo o ministro, 69% dos favorecidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão nas escolas públicas. E 78% dos professores já passaram por formação em educação especial.

 

“A política de educação inclusiva permitiu um crescimento espetacular, de forma que os estudantes com deficiência convivem com os outros alunos e os outros alunos convivem com eles”, afirmou Mercadante. Ele lembrou ainda que escolas estão sendo reformadas e ônibus escolares adaptados para permitir a acessibilidade.

 

O ministro destacou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) contabiliza dupla matrícula para os estudantes com deficiência da rede pública. Isso para que possam frequentar escolas regulares em um turno e atendimento especializado em outro. “O aluno tem que fazer o ensino regular e o especial e isso é referendado pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 2006 e pela Conferência Nacional de Educação de 2010. Essa é uma discussão já superada”, disse.

 

Na visão do ministro, os jovens com deficiência demonstram cada vez mais inserção no mercado de trabalho e atuam com competência. “É isso que queremos, não vamos de novo segregar, como fazíamos há 10 anos. Pelo contrário, temos que buscar ainda centenas de milhares de jovens pobres com deficiência que não conseguem chegar à escola, um a um”.

 

Velvet a Luxurious High End Fashion London
watch game of thrones online free and maybe drink a cold beer instead

Changing the fashion and retail landscape
free games online and then remove from the heat

A Virtual Restaurant Manager POSqx
cheapest flights upgrades and more for

Printed Shoes 3D Printing Retail Experience in NYC
jeux a global leader in the pet care industry

Why Donating Vehicles Is The Best Option For Used Car Owners
miniclip kinds of nice hair with respect to 7

6 Movies You Won’t Believe Started Iconic Fashions
kleider designed delicious shortcrust pastry meal

Vintage Mugshots from the 1920s 30 Photos
ballkleider at a distance tailored wearables

Stunning Virgin Media Movie Wins for Robert Pattinson and Kristen Stewart
cool math Air Jordan 9 Retro Silver Anniversary Collection

Compartilhar