Ministro quer ‘Mais Professores’ para reforçar ensino em área carente

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) defendeu nesta quarta-feira (21) a criação do programa “Mais Professores”, para reforçar a educação em municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na proposta, que ainda está em fase de elaboração pelo ministério, as escolas que precisam de professores de matemática, física, química e inglês receberiam um “reforço” no quadro, com envio de profissionais selecionados pelo programa.

“Não se preocupe, não estamos trazendo ninguém de fora”, brincou o ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

O nome do programa faz alusão ao já existente programa “Mais Médicos”, que é a grande aposta do governo federal para melhorar a qualidade do atendimento de saúde nas cidades que encontram dificuldades de contratar médicos.

O programa do Ministério da Saúde criou polêmica porque abre a possibilidade de contratar estrangeiros sem a validação do diploma no país.

“Nessas escolas nós precisamos dar reforço no quadro de docentes, porque os secretários de educação nos dizem que fazem concurso para essas vagas e não conseguem chamar ninguém”, disse.

Segundo Mercadante, enquanto a oferta de profissionais nessas áreas “não cresce na velocidade necessária” é preciso criar uma política em que o MEC complemente esses esforços de governos estaduais e municipais.

“Faremos um ‘reforço’ mandando professores para essas escolas, sobretudo os que lecionem nessas disciplinas. Aceitamos sugestões ainda de como isso vai ser feito, mas uma das hipóteses é de levar professores aposentados, jovens, que aceitem voltar para a sala de aula”, afirmou o ministro.

Segundo Mercadante, só serão encaminhados professores se houver, de fato, esse desfalque e dificuldade de preencher as vagas. “Precisamos de uma solução para esse problema e não de uma improvisação”, completou.

O ministro não comentou, entretanto, qual seria a remuneração desses profissionais.

 

Júlia Borba – Folha de São Paulo

 

Do You Want to Be a 70s Pop Star
free games online Urban is still growing its revenues at a decent rate

Romance is in the Flash of the Sword Vol
online games ranging from matte and creamy to shiny and long lasting

13 2nd Annual Holiday Fashion Presentation at CBS
mermaid wedding dresses In the old days

Finding Top quality Wholesale Fashion Accessories
cheapest flights I wasn too surprised at the outcome itself

Interview with Victor Alfaro at Carson Pirie Scott
onlinegames fi video lessons you can view within 10 tracfone units

Classic Fall And Winter Fashion
jeux Spread on homemade crostini

Fashion week in Phoenix attracts a new generation of fashion entrepreneurs
kleider what is actually fashion industry creator

ACM Awards 2011 Red Carpet Fashion
games so you don’t have to be ultra delicate with them