Ministro Sérgio Rezende inaugura Laboratório de Caracterização Estrutural da UFSCar

Ministro Sérgio Rezende inaugura Laboratório de Caracterização Estrutural da UFSCar

Nesta quinta-feira (28), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, estará em São Carlos (SP) para inaugurar as novas instalações do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio da Embrapa Instrumentação Agropecuária. A programação começa às 10 horas, na UFSCar.

O LCE, instalado em uma área de cerca de 1.000 m, possui diversos laboratórios com equipamentos de última geração, museu, salas administrativas e de estudo e um auditório. Os recursos para suas novas edificações são oriundos de projetos institucionais financiados por vários órgãos, como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CBMM (Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia).

Criado em 1976, o Laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, mas atende pesquisadores dos demais departamentos da Universidade e, também, de outras instituições de todo o Brasil. São, hoje, mais de 150 usuários, que desenvolvem em suas instalações atividades para a caracterização de microestruturas e de estruturas cristalinas encontradas nas diversas classes de materiais. Pelo seu tamanho, número de usuários e diversificação de equipamentos, o LCE é hoje o maior laboratório de microscopia eletrônica do Brasil e, provavelmente, da América Latina.

Além da pesquisa, uma das principais missões do LCE é o ensino de microscopia eletrônica. Além das atividades rotineiras de treinamento para seus usuários e do oferecimento de disciplinas em programas de pós-graduação, o Laboratório oferece cursos de extensão e aperfeiçoamento dirigidos a profissionais e pesquisadores. Mais de dois mil engenheiros, cientistas, estudantes e técnicos já participaram desses cursos, vindos de vários Estados do Brasil e, inclusive, do exterior.

Compartilhar