Mostra Pedagógica e Artística agita o Instituto Villa-Lobos da Unirio

Mostra Pedagógica e Artística agita o Instituto Villa-Lobos da Unirio

Uma intensa programação cultural e acadêmica vai dar o tom da 4ª Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas do Instituto Villa-Lobos (IVL) da Escola de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Entre os dias 16 e 27 de novembro, a graduação do IVL realizar workshops, debates, mesas-redondas, concertos e shows de música erudita e popular, mostrando ao público o melhor da produção do IVL, com a participação de professores, alunos e convidados. As atividades acontecem no Centro de Letras e Artes da Unirio (CLA, na Av. Pasteur, 436, Urca), sempre com entrada franca. A curadoria do evento dos professores Mariana Salles e Roberto Gnattali.

De 16 a 19 de novembro, os shows e concertos ocorrem entre 17h e 21h. Dentre os destaques da programação, está a Orquestra da Unirio, que abre a Mostra, comandada pelo maestro Guilherme Bernstein, professor de Regência da Universidade. A apresentação na Sala Villa-Lobos no dia 16 (segunda-feira), às 17h. No dia 17 (terça-feira), o Coral de Trombones da Unirio (Unibones) apresenta obras de R. Wagner, J. S Bach, J. Kazik, e outros compositores também na Sala Villa-Lobos, s 17h, integrando a programação da Série Unirio Musical.

Após uma pausa para o feriado do Dia da Consciência Negra, a Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas retoma sua programação de 23 a 27 a novembro. No dia 24 (terça-feira), às 16h, na Sala Alberto Nepomuceno, o guitarrista Nelson Faria lança o livro Workshop de Guitarra Elétrica. Reconhecido por sua atuação no jazz e na MPB, Faria é autor de outros quatro livros didáticos que focam a improvisação, a harmonia na música brasileira e técnicas do violão e da guitarra. Às 17h, dentro da Série Unirio Musical, os professores da Unirio Nailson Simes (trompete), Luiz Garcia (trompa) e João Luis Areias (trombone), que formam o Trio de Metais, recebem o grupo Ponte Trio, formado por Jason Denner (clarinete), Felix Drake (violoncelo) e Fabio Martino (piano). Ainda na terça-feira, s 19h, se apresenta a Camerata Popular, com o violonista Josimar Carneiro (professor de Arranjo e Prática de Conjunto da Unirio) e o bandolinista Pedro Aragão (fundador e regente do Rancho Carnavalesco Flor do Sereno e um dos coordenadores da Escola Portátil de Música).

No dia 25 (quarta-feira), pela manhã e tarde, serão realizadas no Espaço Mário de Andrade (Jardim do CLA) atividades pedagógicas de animação com música para crianças de escolas públicas, sob a coordenação de Silvia Sobreira, especialista em afinação e professora do curso de Licenciatura em Música da Unirio. Também no dia 25, às 12h, os organizadores prometem animar o público com o Hora da Marmita, shows-relâmpagos e rodas de choro e samba promovidos por alunos do IVL.

Fechando a Mostra, no dia 27, s 19h, a Orquestra de MPB da UNIRIO homenageia Ricardo Tacuchian, professor do IVL que completa 70 anos este ano. A Orquestra tem como o regente o maestro Roberto Gnattali, chefe do Departamento de Educação Musical da Unirio, criador da graduação de Música Popular Brasileira do IVL, além de curador da 4ª Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas do IVL em conjunto com a professora Mariana Salles.

 

Compartilhar