Mulher e ciência é tema de seminário que reúne especialistas em relações de gênero e espaços de poder na UFRPE

O Núcleo de Pesquisa-Ação Mulher e Ciência da UFRPE promove, de 16 a 18 de dezembro, no campus do Recife e na Estação de Carpina, o I Seminário Mulheres em Carreiras Universitárias e nos Espaços de Poder. A programação do evento conta com palestras, oficinas, mesas-redondas, oficinas, e trabalhos em grupo, entre outras atividades. O evento contará com a participação da professora Dra. Hildete Melo, representando a Secretaria de Política da Mulher (SPM), e da professora Dra. Margaret Lopes (SPM), estudiosa do tema Mulher e Ciência. Confirmaram presença renomadas representantes de instituições locais, nacionais e representantes das diversas áreas da UFRPE.

Os interessados devem realizar a inscrição diretamente no site do evento, neste link: http://nucleodepesquisamulhereciencia.blogspot.com.br/.

O Núcleo de Pesquisa-Ação Mulher e Ciência tem a proposta de priorizar a realização de estudos, eventos e elaboração de publicações no tema Mulher e Ciência nos espaços de poder e decisão. A abordagem incluirá o debate sobre oespaço das mulheres estudantes nas carreiras universitárias de algumas Universidades Brasileiras, fazendo estudo de caso comparativo com a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O interesse do Núcleo em aprofundar os dados referentes à UFRPE se fundamenta em que essa instituição se constitui numa universidade cujo curso de agronomia data de 1912, mas com ingresso da primeira mulher neste curso em 1939. Passados mais de cem anos da criação desses cursos, hoje é visível a representatividade numérica de mulheres nos cursos da UFRPE. O Núcleo se propõe a pensar e atuar a partir da transversalidade de gênero nas políticas públicas, por isso questões que envolve educação e processos de formação/atuação profissional, relacionados à divisão sexual do trabalho se configura nosso objeto de pesquisa.

O Grupo de Pesquisa conta com equipe interdisciplinar que envolve inicialmente três departamentos da UFRPE: Ciências Sociais, Educação e Pesca e Aquicultura e a Biblioteca Central, especialmente as Academias Pernambucana e Brasileira de Ciência Agronômica, a partir do Núcleo do Conhecimento e da Memória Agronômica Prof. João Baptista Oliveira dos Santos o Núcleo de Estudos da Academia Pernambucana de Ciências Agronômicas.

PALESTRANTES

Hildete Pereira de Melo Hermes de Araujo

Graduou-se em Ciências Econômicas na Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande da Universidade Federal da Paraíba (1966), fez um curso de Desenvolvimento Econômico na Universidade de Toulouse, França (1967/68). Posteriormente fez mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Economia da Industrial e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Desde 1973 é professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nos seguintes temas: gênero, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e economia fluminense. Foi diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento de novembro de 2005 a junho de 2007. É editora da Revista “Gênero” da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Gênero da UFF. Secretaria adjunta da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) regional do Rio de Janeiro. De agosto de 2009 a 31 de dezembro de 2010 foi gerente de Projetos de Educação e Ciência na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). Em 02 de maio de 2012 foi nomeada Coordenadora de Educação e Cultura na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). Em julho de 2013 foi nomeada Assessora Especial do Gabinete da Ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. (Texto informado pelo autor)

Maria Margaret Lopes

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre Docência em História das Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou estágio de doutoramento na Smithsonian Institution, Washington (1993), pós-doutoramento em História das ciências na University of Louisiana (EUA, 1997) com apoio da FAPESP e no Museu Etnográfico da Universidad de Buenos Aires (1998) com apoio da Rockefeller Foundation. Professora associada MS-5 do Instituto de Geociências da UNICAMP de 1986 a 2009, é orientadora de pesquisas de mestrado e doutorado, foi coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (2000-2004), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (2006-2007), assessora-técnica da Secretaria Especial de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República (2007-2009), investigadora no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência CEHFCi-FCT, na Universidade de Évora, Portugal (2009-2011) e diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST-MCTI, no Rio de Janeiro (2011-2012). Bolsista PQ 1-D do CNPq é atualmente pesquisadora convidada do CEHFCi, Portugal e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu – UNICAMP, professora convidada dos Programas de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências – UNICAMP e de Ciências da Informação da UnB. Tem experiência na área de História, especialmente em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências e da Tecnologia no Brasil e América Latina, Gênero em História das ciências e tecnologias, História dos Museus, História das Ciências Geológicas e Paleontológicas no Brasil e América Latina.

 

Ascom UFRPE

How Should I Spend It
watch game of thrones online free The soldiers simply wore their regular civilian clothing

Rubacuori Veste Le Tue Bambine Con Classe
free games online but when you go to work or class

Hip Hop tattoo storm lead to screaming tattoo craze
cheap wedding dresses where to get buzzed haircuts with regard to

Fashion Tips for Guys in their 40s
cheapest flights and coffee pot

Men’s Secret When it Comes to Fashion
forever21 more of that intense MGS storyline

Make Preparation for Your B
jeux What item of clothing do you spend the most on

Lauren Bush Wedding Mixes Fashion and Politics for Labor Day
kleider are excellent dramatic pieces

Designer Clothes are a Matter of Quality and Fashion
games 1 new t-shirt with regards to ‘robocop’ users and manufacturer engineering sweepstakes