Museu Amazônico da Ufam expõe cultura indígena

Museu Amazônico da Ufam expõe cultura indígena

Encontra-se em cartaz no Museu Amazônico a Exposição “Arte Ticuna”, que reúne artefatos da cultura material Ticuna usados em rituais indígenas, como máscaras, estatuetas, tururis e bastões feitos de diferentes matérias-primas como madeira molongó e muirapiranga, entrecascas de madeira, e outros.

 

No total são 170 peças em exposição, que fazem parte do acervo do Museu desde 1997. A coleção de peças recebe o nome de Jair Jacqmont, um artista plástico que adquiriu os exemplares a partir de comerciantes nas imediações do mercado público de Manaus, desde os anos 70.

 

A população Ticuna gira em torno de 4,5 milhões, distribuídos entre Brasil, Peru e Colômbia – na Amazônia Legal brasileira são 32.613 habitantes.

 

A amostra se torna importante na maneira que revela costumes e idéias de viver do povo Ticuna, ampliando as portas de diálogo com a sociedade.

 

A Exposição conta com o apoio da Petrobrás e permanece aberta ao público até 09 de julho de 2010, entre horários de manhã, das 8h às 12h, e a tarde, das 14h às 17h.

 

O Museu Amazônico fica localizado na Av. Ramos Ferreira, 1036, Centro, e para mais informações ligar para 3305-5200, podendo também acessar museuamazonico.ufam.edu.br e twitter.com/museuamazonico.

Compartilhar