Museu de Anatomia Humana da UFCSPA está aberto à visitação

O Museu de Anatomia Humana da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) recebeu mais de mil visitantes em seus primeiros dias de funcionamento. A atividade reúne obras de arte, vídeos, modelos e partes de corpos humanos em exibição gratuita para escolas e visitantes individuais. Mais de 60 escolas estão inscritas para participar desta edição, que ocorre até o dia 24 de março, no prédio 2 da universidade (rua Sarmento Leite, 245 – Porto Alegre – RS).

O evento tem como objetivo oferecer acesso a materiais com os quais apenas os estudantes universitários costumam trabalhar para estudantes de escolas públicas e privadas a partir do sétimo ano, além de pessoas do público em geral. De acordo com a coordenadora do Museu, professora Andréa Oxley da Rocha, os adolescentes ficam muito interessados e admirados, realizando muitas perguntas. Segundo ela, é fundamental a interação existente entre os jovens participantes e os 80 alunos dos cursos de graduação da UFCSPA que realizam o papel de guia da atividade. “Nosso principal objetivo é fomentar nos estudantes de escolas públicas o desejo de prosseguir os estudos em uma universidade”, revela, ressaltando que muitos demonstram vontade de trabalhar em áreas da saúde.

O acervo do museu conta com corpos inteiros, fetos, partes de corpos, modelos de plástico, obras de arte, além de programas interativos dispostos em tablets e vídeos. Todos os materiais humanos são decorrentes do Programa de Doação de Corpos para a universidade. O Museu de Anatomia Humana da UFCSPA recebe visitantes das 8h30min às 18h, nos dias 19, 20 e 24, e das 8h30min às 21h, no dia 23. No sábado, o horário é das 8h30min às 12h.


Ascom UFCSPA