Nas Editoras Universitárias

Professor aposentado de Sociologia Abdias Moura lança novo livro

No próximo dia 10 (quinta-feira), será lançado o novo livro do professor aposentado do Departamento de Sociologia Abdias Moura, intitulado “A sociologia reconstruída“, e também “É lenta a palavra tempo“, do seu filho e poeta Walter Cabral de Moura. O evento conjunto começa às 16h, no Auditório Gilda Lins, da Editora Universitária.

Em sua nova obra, Abdias Moura faz uma síntese do seu pensamento sociológico, que já havia sido abordado em alguns de seus livros anteriores, como “As sociedades no planeta terra“, de 1997, e “Memórias do século XX”, de 2000. A publicação é o resultado de um trabalho de seis anos, com idéias de alguns de seus artigos publicados.

“Faço uma aplicação didática de meu próprio método de ensino e destaco a importância de Gilberto Freyre na bibliografia sociológica do país”, explica Abdias Moura. Em seu método, o professor utiliza esquemas para interligar as diversas áreas da sociologia, mostrando como funciona a sociedade. Segundo ele, o ensino tradicional, que fragmenta a sociologia, dificulta a compreensão prática do conteúdo.

Abdias Moura é formado em Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco, e bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Ensinou durante trinta anos em cursos de bacharelado e mestrado da UFPE, como professor de Sociologia e Livre-Docente em Ciências Sociais, além de ter atuado como jornalista no Recife e no Rio de Janeiro.

O evento de lançamento será gratuito e aberto ao público. Walter Cabral de Moura, que apresenta ao público na mesma tarde uma ampla coletânea de poemas, dedica o livro ao pai.

Mais informações: Editora Universitária – (81) 2126.8397 – livraria@edufpe.com.br

________________________________________

Livro e workshop de professores da UFMG abordam formação de pesquisadores juvenis

Agência de notícias da UFMG

O livro Educação científica e cidadania: Abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis será lançado no próximo dia 11, às 16h, na Biblioteca Central. Na ocasião do lançamento, a Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPInfo) promoverá, das 9h às 16h, o workshop Educação científica, cidadania e a formação do pesquisador juvenil, com os autores da obra, voltado para professores e bibliotecários. A inscrição para o evento deve ser feita pelo site www.ufmg.br/proex/cpinfo .

O objetivo é ampliar o desenvolvimento de atividades de pesquisa com foco no público juvenil e apresentar novas formas de explorar o conteúdo proposto.

Livro
Organizada pela professora da Escola de Ciência da Informação (ECI), Maria Aparecida Moura, a obra é iniciativa da CPInfo e da Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da UFMG. Segundo a organizadora, o advento das tecnologias digitais em rede gerou transformações que exigem concepção mais clara sobre o papel da educação científica no exercício da cidadania. “A ampliação do acesso aos dispositivos de produção e difusão do conhecimento causou a falsa sensação de que tudo se reduziria a esse acesso, mas tem se percebido a necessidade de referendar espaços como escolas, bibliotecas, museus e centros culturais”, explica a professora.

Produzida com a colaboração de 27 especialistas, mestres e doutores formados pela UFMG, a obra tem como foco uma perspectiva cidadã de ciência e reúne 21 capítulos articulados nos seguintes eixos: educação científica e cidadania; metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica; letramentos, leituras e mediações; e ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais.

O projeto conta com um site e um e-book, que visam expandir os conteúdos apresentados na versão impressa.

Confira a programação do workshop:

9h
Abertura – Silvania Nascimento (DDC) e Maria Aparecida Moura (CPInfo)

9h30
Letramento literário – Maria Conceição Carvalho e Fabrício José Nascimento da Silveira

10h20
Meninas na ciência – Adla Betsaida Martins Teixeira

11h
Ciência e processo de construção do conhecimento científico – Alcenir Soares dos Reis e Maria Guiomar da Cunha Frota

14h
Edição colaborativa na Wikipédia: desafios e possibilidades – Carlos Frederico de Brito D’Andrea

15h
Blogs e vídeos na Internet: a publicação antropofágica de conteúdo – Joana Ziller

16h
Lançamento do livro

Cedecom – Assessoria de Imprensa
31 3409.4476 / 31 3409.4189
assessoriadeimprensa@ufmg.br