NEC/FURG divulga bolsas de estudo na França

NEC/FURG divulga bolsas de estudo na França

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) do Instituto de Artes e Letras (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está divulgando a abertura de inscrições para bolsas de estudos na França.

Estão abertas as inscrições para as bolsas Master Ile-de-France 2010, que consistem em uma ajuda anual de 10.500 € e podem ser atribuídas por 1 ou 2 anos de Master. O estudante contemplado residirá na Cité Universitaire Internationale de Paris durante sua estadia de estudos na Região de Ile-de-France. Informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais/noticias/?p=14896

Já a Sciences Po criou a bolsa Emile-Boutmy, nome de seu fundador, a fim de atrair os melhores estudantes internacionais em seu estabelecimento de ensino. É dirigida a estudantes internacionais não pertencentes da União Européia, com prazos em março e em maio.

Para a bolsa Thales Academia, as candidaturas são aceitas até 10 de abril de 2010. Podem se inscrever estudantes internacionais e que estejam realizando estudos superiores no exterior, originários dos seguintes países: Brasil, China, Índia e Rússia, onde a Thales está instalada. Para o ano letivo 2010/2011, cinco bolsas serão destinadas a estudantes brasileiros, nas áreas de ciências da engenharia e economia, gestão e management.

A prefeitura de Paris oferece bolsas para pesquisadores internacionais a fim de estimular o intercâmbio internacional e a mobilidade de pesquisadores para a expansão e o dinamismo da pesquisa parisiense. As candidaturas são aceitas até 8 de março.

Já o Colégio Doutoral Internacional (CDI) da Université Européene de Bretagne (UEB) está lançando um programa de bolsas de mobilidade para doutorandos internacionais que pretendam realizar um projeto de pesquisa na França, na região da Bretagne, em diferentes áreas de pesquisa, no valor de 1000 € mensais, com todas as despesas de transporte pagas pelo CDI.

O 6° Concurso internacional das 10 palavras da francofonia 2010 é destinado a jovens com idade entre 18 e 25 anos e livreiros, com inscrições até 20 de março. Para participar, o interessado deve escrever um texto de 25 linhas, narrando um fait-divers (notícias diversas, amenidades e curiosidades cotidianas) e utilizando as 10 palavras seguintes: baladeur/ crescendo/escagasser/remue-méninges/mentor/zapper/cheval de Troie/mobile/ galère/variante.

Mais informações sobre a maioria das bolsas oferecidas podem ser obtidas junto ao www.brasil.campusfrance.org.

Compartilhar