NO AR: o novo portal web da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Página permite maior visibilidade aos trabalhos da ASCOM e ampliação do acesso às noticias da Universidade

Desenvolvida pela estagiária do curso de Ciência da Computação, Daniele de Almeida Dias, sob a supervisão da analista de TI, Eliara Maria Tavares, do Núcleo de Tecnologia de Informação da Instituição, a página reúne todas as notícias sobre as quais as chamadas são disponibilizadas no Portal da UNIFAL-MG.

Segundo a jornalista responsável pela unidade, Ana Carolina Araújo, o objetivo da homepage é não apenas dar visibilidade aos trabalhos que são realizados pela ASCOM, mas também facilitar o acesso do público às notícias da Universidade. “O que fizemos foi organizar nossa gama de informações, para ampliar o acesso da comunidade universitária e população em geral, às notícias da UNIFAL-MG”, destaca.

Além de notícias, o portal reúne todos os números do Boletim Em dia com a UNIFAL-MG, uma Galeria com imagens das notícias separadas por evento, Notas Oficiais e um Guia de Orientações sobre os serviços oferecidos pela unidade.

Entre as novidades, estão os formulários para solicitações de divulgação de informações e de cobertura de eventos. “A partir de agora, a comunidade terá mais uma opção além do e-mail e telefone da Assessoria, para solicitar nossos serviços”, comenta a jornalista, ressaltando a praticidade do canal.

Quem acessar a página ficará por dentro também das notícias que são divulgadas sobre a UNIFAL-MG nos veículos da mídia impressa, do rádio, da TV e da web; e ainda, contar com o Material de Apoio, seção onde a equipe disponibilizou os logotipos da Universidade para download e modelos padronizados de documentos como memorandos e ofícios.

Um canal eficiente e atrativo

A página levou aproximadamente seis meses para ficar pronta. Neste período, a equipe de desenvolvimento realizou inúmeras reuniões para conseguir adaptar as funcionalidades requisitadas pelo setor, à interface do sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal.

Para a estagiária que abraçou a ideia de transformar a página em um canal eficiente e atrativo foi um desafio. “Apesar de já conhecer o Drupal, ainda não havia trabalhado com ele. No início, não foi simples, mas logo pude me familiarizar com essa ferramenta e concluir que ela facilita, e muito, o desenvolvimento e a manutenção de websites”, afirma Daniele.

De acordo com ela, o trabalho com a ferramenta proporcionou a possibilidade de conhecer na prática, a teoria aprendida em sala de aula. “Pude colocar em prática vários conceitos aprendidos durante minha graduação, principalmente aqueles apresentados nas disciplinas que abordam o desenvolvimento de software, como o levantamento de requisitos, especificação do sistema, implementação e teste”, explica.

Comentando sobre a experiência do estágio na ASCOM, Daniele ressalta que a convivência com pessoas fora do seu meio de atuação, foi algo positivo durante o estágio. “Além de aprender a conciliar o tempo dedicado ao estágio, aos estudos e às aulas, ganhei experiência profissional, que me acompanhará sempre. Espero que gostem do resultado e que ele reflita toda a minha dedicação e empenho”, declara.

A ASCOM também contou com a contribuição do estagiário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/NTI, Talysson Oliveira Cassiano, do curso de Ciência da Computação, na criação do topo da página. Talysson foi o responsável por desenvolver a identidade visual da Assessoria de Comunicação Social, que agora passa a ter uma marca. “Pensamos em um formato bem simples, mas que pudesse identificar de forma suave e agradável, o conceito da comunicação entre a Universidade e o público”, esclarece Ana Carolina.

Satisfeita com o resultado, a jornalista manifestou reconhecimento ao trabalho dos envolvidos. “Em nome da equipe da ASCOM, deixo um especial agradecimento pela dedicação e criatividade dos estagiários, Daniele e Talysson; e também pelas sugestões constantes da analista de TI, Eliara, que nos acompanhou nessa jornada. Foi muito gratificante perceber o quanto a comunicação e a tecnologia juntas têm a oferecer, quando o objetivo é promover a informação”, conclui.

Ascom UNIFAL-MG

High School Sweetheart Tells All Page 1 of 2
free online games He was liked

Papa’s Got a Brand New Gym Bag
cheapest flights The Trench coat was soon to become known as a

4 Ways Women Wear Scarves
forever 21 Bat Out of Hell III

With The Famous Damier Print Of Louis Vuitton
free online games Everything you could possibly eat is in that online database

apparel online is a better option than a Fashion Store
miniclip but Texas Chainsaw 3D gets props for at least positing the questions

Five Trends to Watch in Mobile Devices
kleider which is useful since a fashion photographer has to remain mobile

An Effective Way To Combat Dark Circles
ballkleider iron and board

Ric Flair and Roddy Piper
games But they two different items