Nota de Esclarecimento – A situação financeira da UFRRJ em 25 de setembro de 2015

A transparência das informações é importante para que a comunidade universitária possa entender e acompanhar as dificuldades financeiras vividas pela UFRRJ e demais  Instituições Federais de Ensino Públicas.

Não é demais lembrar que, até agosto de 2013, os repasses financeiros do Governo Federal eram realizados todas as terças e sextas-feiras, mantendo assim um fluxo contínuo de pagamento das despesas realizadas. Daquele momento em diante, os repasses passaram acontecer em até duas vezes por mês,  e num montante inferior ao valores liquidados para pagamento.

Até junho de 2015, os valores repassados permitiam honrar os compromissos, ainda que com atrasos de no máximo 1 a 2 meses. As prioridades sempre foram as bolsas estudantis e as empresas terceirizadas. As dívidas eram administradas e, dessa forma, a comunidade nem percebia os problemas enfrentados na execução financeira. O quadro se complicou a partir de junho, quando os valores dos repasses financeiros se tornaram cada vez menores e insuficientes. Por este motivo, em 25 de setembro de 2015, 194 (cento e noventa e quatro) servidores aguardam o recebimento de diárias e a Universidade tem a pagar R$ 5.568.412,81 (cinco milhões quinhentos e sessenta e oito mil e quatrocentos e doze reais e oitenta e um centavos). Estamos envidando todos os esforços para sanar essas dificuldades, contactando nossos interlocutores no MEC e apresentando a situação da UFRRJ.  Neste contexto, entendemos que o problema é de todos e que os segmentos organizados da Universidade e da sociedade precisam se mobilizar para defender com ênfase os recursos para a Educação.

Pró-reitoria de Assuntos Financeiros

Assessoria de Imprensa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro