Nota do Enem será usada em 78 faculdades públicas

Nota do Enem será usada em 78 faculdades públicas

Mais de 40 universidades e institutos federais substituíram prova pelo exame do governo

Pelo menos 78 instituições públicas vão usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os alunos das turmas de 2012, de acordo com um levantamento feito pelo R7 junto a universidades e institutos federais. Deste total, cerca de 40 faculdades já substituíram integralmente a prova tradicional pela nota obtida no exame do governo.

Outras nove instituições acabaram com uma das fases do processo seletivo com o intuito de usar o Enem. É o caso, por exemplo, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Em ambas, a nota da primeira fase será o resultado do Enem.

As inscrições para o exame deste ano foram encerradas no último dia 10 de junho. A edição bateu recorde de inscritos. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), mais de 6,2 milhões de estudantes se cadastraram para fazer as provas, que acontecem nos dias 22 e 23 de outubro.

Nada mudou no formato do exame em relação ao ano passado. Serão 180 questões de múltipla escolha, distribuídas em dois dias. No primeiro dia, um sábado, os alunos devem responder a 90 questões, 45 de ciências humanas (história e geografia) e 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).

No domingo, segundo dia de prova, serão 90 perguntas – 45 de linguagens (português, literatura e idioma estrangeiro) e 45 de matemática. Os estudantes também terão que redigir uma redação.

Compartilhar