Nova direção – Luiz Pedro San Gil Jutuca é o novo reitor da Unirio

RIO – A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) já tem um novo reitor. O professor Luiz Pedro San Gil Jutuca, professor do Departamento de Matemática e Estatística da instituição e atual vice-reitor, foi eleito com 3.070 votos. O segundo colocado foi o professor Rossano Fiorelli, com 2.219 votos e, em terceiro, o professor Antônio Brisolla Diuana, com 402 votos. A eleição ainda teve 195 votos nulos e 64 votos brancos.

Na próxima quinta-feira (14), o Colégio Eleitoral deve se reunir para homologar o resultado final. A lista tríplice com o nome dos candidatos será submetida ao Ministério da Educação (MEC), para que seja feita a nomeação do novo reitor da Unirio. A eleição estava prevista para 2013, mas foi adiantada devido a indicação da ex-reitora Malvina Tuttman para a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Durante a campanha, Jutuca se apresentou como o candidato da “continuidade sem continuísmo”, já que foi vice-reitor de Malvina. Suas prioridades na gestão serão a consolidação da expansão da universidade, que criou diversos cursos e aumentou vagas nos últimos anos, além de fortalecer a política de assistência aos estudantes.