Nova diretoria da Andifes se apresenta a ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia

Nova diretoria da Andifes se apresenta a ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia

A nova diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), formada pelos reitores Alan Barbiero (UFT), Ana Dayse Dorea (Ufal), Flavio Antônio dos Santos (Cefet-MG), Damião Duque (UFGD) e Álvaro Prata (UFSC) se apresentará, nesta terça-feira (16) ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

Durante as audiências, marcadas para 14h30 e 17h, em Brasília, a nova diretoria mostrará a disposição de manter a interlocução com os dois ministérios e apresentará temas prioritários na agenda da Andifes, como autonomia universitária, modelo de financiamento para as universidades e para a pesquisa nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), solução para os problemas relativos aos Hospitais Universitários (HUs) e a rápida implementação do Programa de Apoio à Pós-Graduação nas Ifes, o PAPG Ifes. O ex-presidente da Andifes, reitor Amaro Lins (UFPE) que acaba de transmitir o cargo, participará das reuniões.

Conselho Pleno
No dia seguinte (17), a partir das 9h, ocorre a LXXXª reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, na sede da associação. Esta será a primeira reunião do Pleno comandada pela nova diretoria, sob a presidência do reitor da Universidade Federal de Tocantins (UFT) Alan Barbiero. Na parte da manhã o grupo discutirá o plano de trabalho da gestão 2009-2010 e a tarde, a discussão se concentrará na questão da autonomia universitária, pauta já em andamento e que se tornou prioridade desta gestão devido ao interesse demonstrado pelo presidente Lula em resolvê-la.

Compartilhar