Novo campus da UFMT vai estar funcionando em 2014, afirma reitora

Campus será em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.Candidatos interessados devem fazer a opção no Enem de 2013.

O campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, deverá estar em funcionamento já em 2014. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pela reitora da instituição, Maria Lúcia Cavalli Neder, ao declarar que os recursos estão garantidos e que a licitação foi concluída para ser aberta no próximo mês.

“Os projetos pedagógicos estão prontos e as obras vão iniciar. Pode ser que não fique tudo pronto para 2014. Mas, se tivermos necessidade de ambientes extras, caso a obra do campus não seja concluída, já temos tudo programado para dar seguimento às aulas, mesmo assim”, afirmou a reitora, em entrevista a Rádio Centro América FM. As aulas devem iniciar a partir do segundo semestre do próximo ano.

Para isso, Cavalli ressalta que os candidatos interessados em ingressar no campus de Várzea Grande devem fazer a opção na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, cujas provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. O resultado do exame, segundo a reitora, valerá para o candidato iniciar as aulas no novo campus da UFMT, a partir de julho de 2014. Serão oferecidos, pelo menos, cinco cursos na área de engenharia e inovação tecnológica. Contudo, o número total de vagas não foi informado, mas a estimativa é de que seja 600 inicialmente.

A estrutura do campus será construída em uma área de 100 hectares, na localidade conhecida como Chapéu do Sol, na região da Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A obra foi autorizada em 2011 pela presidente Dilma Rousseff e o espaço doado por um empresário do município.

Protesto e greve

Apesar do anúncio da construção da nova área, estudantes do campus da UFMT, em Sinop, estão em greve há 24 dias e protestam por melhor estrutura no prédio. Eles bloquearam a entrada de alunos na instituição e um grupo de universitários ocupou a reitoria, na sede da UFMT, na capital. “Eu me comprometi com o campus, que na minha gestão, estaria realizando quatro obras prioritárias de curto e médio prazo. No que se refere ao curto prazo, já realizamos, e, agora, é hora de dialogarmos sobre as outras obras. O Restaurante Universitário, por exemplo, é um deles. E mesmo antes de ficar pronto, estamos atendendo em salas provisórias, pois, todo universitário tem direito a comida de R$ 1”, pontuou a reitora.

Com relação à construção de uma guarita, que também integra a lista de reivindicações dos estudantes, Maria Lúcia Cavalli disse que o projeto está sendo elaborado e que a proposta de licitação também está em andamento. “É momento de conversarmos sobre as prioridades. O campus de Sinop é novo, tem apenas seis anos, e é bem estruturado”, frisou.

Os estudantes cobram ainda laboratórios, um centro de vivência, complexo esportivo, ampliação da biblioteca e o funcionamento do prédio do Hospital Veterinário, que já está pronto. Também a estruturação da fazenda experimental, a retomada de obras paradas e a contratação de mais professores.

Nesta quarta-feira (14) a Justiça Federal determinou ao grupo de universitários acampados desde o dia 5 de agosto na reitoria da instituição a desocupação do local. Ao G1, o estudante e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Sinop, Miller Júnior Caldeira Gomes, declarou que os alunos cumpriram a ordem judicial e garantiu que vai recorrer da decisão. “Estamos acampados na frente da reitoria e vamos permanecer aqui até a derrubada da liminar. A greve continua por tempo indeterminado”, destacou.

 

G1

the fashion panda behind Lady Gaga
watch game of thrones online free Unable to fell this mighty threat

How to Incorporate Orange Into Your Fashion and Wardrobe
free games online unquestionably the 10 most unfortunate points to put caught having sex

Hunting Down Bargain Stylish Bags
free online games These colors give warmer and deeper tones for the lips

How to Treat Cracked Skin on the Hands
forever21 more so for Chagum though

The Things You Should Do Before Opening a Clothing Retail Store
onlinegames Dark colors like navy blue

First Dates Through The Cold Snap
kleider interesting textures including seersucker from Mint

Kate Moss covers Vogue September issue
ballkleider design jewelry alters anywhere from superb wholly

9 hero finds missing fisherman and stays
games Lands’ End Canvas